Toda brincadeira é uma boa oportunidade de ensinar coisas novas às crianças. É na hora da diversão que elas estreitam os laços com a família, desenvolvem a inteligência, aprimoram as habilidades emocionais… Com as interações certas, dá até para transformar o momento da brincadeira em um “reforço” daquilo que elas já aprendem na escola.
No livro “200 Brincadeiras Para Pais e Filhos – Brincando e aprendendo juntos” (Wak Editora), a autora e pedagoga Aline Negri dá várias dicas para quem quer trazer um ambiente mais lúdico e divertido para dentro de casa. Ela mostra o passo a passo para que pais e filhos possam criar brincadeiras do zero, usando materiais que já têm à mão.
A seguir, fizemos uma seleção com brincadeiras para que seu filho possa se divertir enquanto aprende mais sobre cores e números:
1. Achando números
Separe vários balões coloridos e escreva um número diferente em cada um deles. Coloque uma música e peça para que a criança brinque e dance, sem deixar eles caírem no chão. Quando a música parar, diga um número em voz alta. Seu filho deve encontrar a bexiga com o número correspondente e erguê-la. Ao começar uma nova canção, a brincadeira recomeça.
- Faixa etária: de 2 a 5 anos
2. Boliche
Coloque várias garrafas PET vazias de pé, uma ao lado da outra, com uma pequena distância entre elas. Peça à criança que derrube as garrafas – pode ser com os pés, com as mãos, com a ajuda de uma bolinha… O objetivo é variar e explorar diferentes tipos de movimentos.
- Faixa etária: até 2 anos
3. Brincando com a amarelinha
Essa é clássica! Risque o chão com um giz de lousa e desenhe uma amarelinha, com números de 1 a 9. Você também pode substituí-los por letras do alfabeto, se quiser. Além de desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora, essa é uma atividade que pode ajudar no processo de alfabetização.
- Faixa etária: de 4 a 5 anos
4. Brincando com o apito
Entregue um apito para que a criança possa brincar livremente – sempre com supervisão, é claro. De tempos em tempos, diga um número em voz alta e peça para que seu filho apite de acordo com a quantidade que foi falada. Também vale fazer uma sequência sons, alternando entre mais longos e mais curtos, para que a criança possa repetir.
- Faixa etária: de 3 a 5 anos
5. Dedinhos coloridos
Pinte cada dedo da criança de uma cor. Peça para que ela siga os seus comandos e, sempre que disser o nome da cor, abaixe o dedo correspondente. Para deixar a brincadeira mais desafiadora, vocês podem pintar mais de um dedo com a mesma cor.
- Faixa etária: de 2 a 5 anos
6. Garrafas coloridas
Encha garrafas PET com uma mistura de água e tinta guache. Peça à criança que pegue uma garrafa de determinada cor ou, então, coloque as garrafas em sequência, alternando as cores. Você pode “desafiar” a criança a memorizar a fileira e recriá-la, sem a sua ajuda.
Faixa etária: de 2 a 5 anos