Criança

Bruxismo infantil: saiba as principais causas e tratamentos

Reprodução/ Freepik

Publicado em 28/05/2024, às 14h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O bruxismo, caracterizado pela pressão exercida entre os dentes como se estivesse mordendo algo, tanto de forma consciente quanto inconsciente, é uma condição comum que afeta especialmente o público infantil. De acordo com Paulo Breinis, neuropediatra, aproximadamente 40% das crianças na segunda infância apresentam essa condição. "Geralmente, o bruxismo é uma patologia que se manifesta na infância, sendo menos comum em adultos", destaca.

O bruxismo atinge 40% das crianças - (Créditos: Reprodução/ Freepik)

 

Esse fenômeno tende a ocorrer em momentos específicos do desenvolvimento infantil, principalmente durante as fases de nascimento e troca dos dentes. Alexandre Bussab, cirurgião-dentista da Clínica Brasil Smiles, explica que as crianças começam a exercer pressão nos dentes nesses períodos como uma maneira de ajustá-los. "A primeira troca de dentes ocorre por volta dos 5 ou 6 anos, seguida de uma segunda fase aos 7 ou 8 anos. Geralmente, até os 9 ou 10 anos, todos os dentes permanentes já estão presentes", esclarece Bussab.

Embora o bruxismo nesta faixa etária não seja motivo para grande preocupação devido à natureza temporária dos dentes de leite, o uso de um aparelho ortodôntico específico pode ser recomendado para amenizar o problema. Diferente das placas tradicionais, não aconselhadas para essa etapa devido à formação dental ainda em andamento, o aparelho de resina é adaptável e acompanha o desenvolvimento da dentição da criança. A manutenção desses dispositivos deve ser realizada regularmente, variando entre 20 dias ou mensalmente.

O bruxismo costuma atingir mais crianças do que adultos - (Créditos: Reprodução/ Pixabay)

 

Apesar de não ser considerado grave, o bruxismo pode levar a complicações como a disfunção da articulação temporomandibular (ATM), um problema decorrente da deformação e desgaste dessa articulação causados pela força constante da mordida. "A prevenção é a melhor abordagem para estabilizar o quadro. Sem medidas preventivas adequadas, pode-se tornar necessário recorrer à cirurgia", alerta Alexandre.

Para prevenir o bruxismo e suas possíveis consequências, recomenda-se eliminar o uso prolongado de mamadeiras e chupetas que podem alterar a posição dos dentes. Além disso, outros fatores como respiração bucal, desvio de septo, predisposição genética e consumo de alimentos que exigem mastigação intensa também podem contribuir para essa condição.

Evitar o uso de mamadeiras e chupetas pode ajudra a previnir o bruxismo - (Créditos: Reprodução/ Pixabay)

 

Segundo especialistas, ainda não está claro qual é o processo fisiológico por trás do bruxismo. No entanto, o excesso de tarefas e responsabilidades pode ser um gatilho para essa condição nas crianças, uma vez que o estresse acaba por incentivá-las a apertar os dentes inconscientemente.

 

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
desenvolvimento infantil infância bruxismo infantil bruxismo bruxismo em criança bruxismo infantil 3 anos bruxismo infantil 6 anos bruxismo infantil 4 anos bruxismo infantil 5 anos bruxismo infantil 2 anos