O Dia do Cabelo Maluco é um dia de bastante animação para as crianças. Mas, como nem tudo são flores é importante que os pais atente-se em alguns pontos. Pois, alguns produtos podem prejudicar a saúde capilar da criança.
A seguir, confira dicas de cuidados para o Dia do Cabelo Maluco, segundo informações da revista AnaMaria.
Por que o Cabelo Maluco pode oferecer riscos
A diversão pode perder a graça se não houver atenção na escolha dos materiais. Porque muitos pais, sem saber, podem aplicar tintas ou colas inadequadas diretamente nos fios dos filhos.
De acordo com especialistas, o uso de produtos não indicados para o público infantil pode levar a inflamações na pele, coceira, descamação e até queda de cabelo.
Além disso, o risco de problemas respiratórios também existe porque acontece a inalação de compostos químicos.
Como escolher tintas e colas seguras para o Dia do Cabelo Maluco?
O primeiro passo para um cabelo maluco seguro é escolher produtos específicos para o seu filho. Por isso, prefira tintas temporárias, laváveis, hipoalergênicas e com aprovação da Anvisa.
Faça um teste de alergia antes de aplicar
Mesmo sendo indicado para crianças, alguns produtos podem causar irritações alérgicas. Então, basta aplicar uma pequena quantidade em uma mecha de cabelo do seu filho e observar por algumas horas. Se não houver reações, a criança pode usar o produto.
Crianças com histórico de alergias devem ter atenção redobrada. Em caso de dúvida, o ideal é procurar orientação de um profissional.
Cuidados durante a aplicação das tintas
Desde que a aplicação aconteça em um local ventilado e com cuidado, nenhum método é contraindicado.
Além disso, é importante evitar o contato direto com o couro cabeludo, prevenindo irritações. Depois da brincadeira, lave bem os fios com shampoo neutro e finalize com uma hidratação.
Idade ideal para começar a brincar de cabelo maluco
Transformar o cabelo pode ser divertido, mas não pode virar rotina. O ideal é que o cabelo maluco seja feito apenas em tempos específicos.
Quanto menos exposição a esses produtos, melhor. Com isso, os riscos à saúde capilar e à pele diminuem.
Produtos recomendados
Alguns produtos como tinta lavável própria para crianças, gel com glitter infantil e pomadas coloridas temporárias são recomendados para o uso.
Produtos para evitar
É importante que você evite produtos como:
- Colas escolares ou de artesanato
- Tintas permanentes ou semipermanentes
- Produtos com amônia ou fragrâncias fortes
- Itens sem rótulo ou procedência desconhecida
Leia mais
- Dia do cabelo maluco: como pedir ajuda para a IA?
- Além do cabelo maluco: outras 5 trends escolares que viraram febre