
Um escândalo envolvendo grandes frigoríficos do Brasil chamaram a atenção para o perigo de comer comida vencida. A parte pior da investigação feita pela Polícia Federal e divulgada na imprensa nesta sexta-feira é que as empresas adulteravam a data de validade dos alimentos e maquiavam os produtos para não parecerem estragados.
Dr. Claudio Len, pediatra da Pais&Filhos e pai de Fernando, Beatriz e Silvia, também ficou preocupado com a notícia. E alertou que entre os alimentos vencidos, os que oferecem maior risco de contaminação são justamente carne, frango e peixe. “A criança que comer tem risco de ter uma infecção intestinal por bactérias, como a salmonela”, alerta. Os alimentos orgânicos, de acordo com o médico, são mais sujeitos a contaminação mesmo, por isso mantemos eles em geladeira. “Entre as carnes e os vegetais, os segundos são menos sujeitos a contaminação”, ensina.
Ainda sobre a data de validade, Dr. Claudio é taxativo: “Não vale a pena arriscar. Venceu? Não coma. E quanto mais dias vencido, pior. Alguns alimentos industrializados resistem um pouco mais depois do vencimento, mas realmente não vale o risco”. E reforça que os sintomas da infecção intestinal são vômito, diarreia e febre. Se aparecerem esses sinais, a recomendação é procurar o médico.
Pensando na saúde da família, o pediatra dá uma dica legal: “Estar sempre atento aos alimentos que estão na geladeira. O que é mais novo fica mais para o fundo. O que é mais antigo vem para frente.
Leia mais:
13 alimentos proibidos para menores para crianças até 2 anos de idade
9 dicas para congelar papinhas
Tem mesmo que comer isso? Reação de bebê provando brócolis é a melhor