A maior verdade sobre gripes e resfriados é: na dúvida, consulte o pediatra. Mas a gente selecionou aqui algumas máximas que merecem sua atenção.
Mito: Quando a gripe apertar, antibiótico pode ajudar seu filho a sarar.
Verdade: Resfriados e gripes são causados por vírus e, portanto, não dá para tratar com antibióticos, que eliminam apenas bactérias;
Mito: Secreção verde é sinal de sinusite.
Verdade: É comum quem estar resfriado ou gripado passar por uma fase com secreções nasais amareladas ou esverdeadas. Isso não significa obrigatoriamente sinusite.
Mito: Se o gripado não comer, morre de fome.
Verdade: É importante para o seu filho comer para manter o corpo forte para lutar contra a infecção. No entanto, não se preocupe se ele não tiver muito apetite por um dia ou dois. Já água e outros líquidos é fundamental, porque febre e coriza facilitam a desidratação.
Mito: Não deixe ele tossir.
Verdade: Tossir é um mecanismo de proteção que movimenta e limpa o muco das vias aéreas e dos pulmões da criança. Por isso temos de ser cuidadosos com medicamentos que evitam a tosse. Quem deve determinar se damos remédio ou não é o pediatra.
Mito: Chás e vitaminas previnem ou minimizam os efeitos das gripes e resfriados.
Verdade: Os cientistas ainda não conseguiram comprovar que equinácea, vitamina C ou zinco trazem bons resultados. Já a canja de galinha da vovó, uma boa noite de sono e colo de mãe, esses sim fazem muito bem. Se não curam, ao menos aconchegam.
Leia Mais: