• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Criança

Como ajudar seu filho a largar a chupeta: 7 dicas para facilitar esse momento

Por Jennifer Detlinger
21/01/2022
Em Criança
Veja como fazer seu filho largar a chupeta

Veja como fazer seu filho largar a chupeta iStock

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Sim, ela traz paz para a casa naqueles momentos de choro e birra do seu filho. Mas a chupeta também pode ser prejudicial para as crianças, então é preciso saber dar adeus a ela em um algum momento. Por mais que isso pareça ser uma missão impossível, não precisa ser! É trabalhoso, mas vale a pena. 

A longo prazo, o uso da chupeta pode trazer consequências ruins para a saúde geral da criança como alterações ortodônticas, de respiração e do desenvolvimento da fala. Apesar das pesquisas comprovarem que o uso de chupetas pode diminuir o risco de Síndrome de Morte Súbita Infantil (também conhecida como SIDS), já que ela ajuda a manter as vias aéreas abertas e com menor chance de o bebê parar de respirar, é fundamental ter noção de que a despedida tem data e hora marcadas e é por volta dos 2 anos. Depois disso, o uso do acessório pode levar a problemas odontológicos como o desalinhamento dos dentes, mordida cruzada, entre outros. 

Os especialistas concordam que quanto mais cedo começar o processo, mais fácil será o adeus à chupeta. “Quanto mais velhas as crianças ficam, mais elas estão dependentes da chupeta e mais conscientes de quem são”, diz a terapeuta familiar Bette Alkazian. A retirada da chupeta normalmente cria bastante ansiedade para os pais e a criança. Não existe uma receita pronta para a retirada, mas algumas dicas sempre ajudam.

Há milhares de formas lúdicas e histórias para seu filho conseguir aposentar a chupeta. A mais popular é a fada, que vem à noite para tomar as chupetas, deixando um grande presente. Existe também a possibilidade de levar a criança para uma loja de brinquedos para “negociar” seu vício por um brinquedo de criança grande.

LeiaMais

Pai e filho jogando um jogo.

Hora do jogo! 5 games de PS4 e PS5 para a família

22 de outubro de 2025
Salada Caesar em um prato branco.

Salada Caesar: confira receita saudável com passo a passo

22 de outubro de 2025
Percy Jackson segunda temporada chega em breve no Disney+.

Percy Jackson: o que sabemos sobre a segunda temporada que chega em breve ao Disney+

22 de outubro de 2025
Como Treinar o Seu Dragão 2 Mason Thames revela início das filmagens do live-action.

Como Treinar o Seu Dragão 2: Mason Thames revela início das filmagens do live-action

22 de outubro de 2025

O mais recomendado é explicar que agora ela cresceu. Como canta Arnaldo Antunes na música Tchau Chupeta, do CD e DVD Pequeno Cidadão: “Já pensou uma mãe chupando chupeta?/Já pensou um pai chupando chupeta?/E uma vó de bobs e chupeta?/E um vovô de bengala e chupeta? Todo mundo uma hora tem que se libertar…”. Também existem algumas dicas práticas para te ajudar nessa missão! Olha só:

Indo com calma

Tente aos poucos. Reduza o tempo que ele fica com a chupeta, espaçando os intervalos. É uma forma de a criança começar a se desacostumar. Comece tirando a chupeta da criança em momentos mais tranquilos, como durante o dia em casa, quando ela está brincando distraída. Começar diminuindo o tempo de uso da chupeta aos poucos pode ser menos traumático para as crianças.

“Uma vez que eles se acostumaram com os bicos para se acalmarem quando eram bebês, é importante que se sintam protegidos e não sintam esse momento como algo ruim e que desencadeie insegurança e sentimento de abandono”, explica a fonoaudióloga Ana Lúcia Duran. Uma vez que a criança tenha se acostumado a ficar sem o acessório em casa, elimine seu uso em ambientes externos também.

Faça uma troca

No caso dos bebês, substitua a chupeta por algo que ele goste ou pelo o qual se interesse e que possa ser colocado na boca. O paninho de dormir pode ser um grande aliado, por exemplo. Essa troca ajuda a tornar o processo menos difícil e reduz a ansiedade do seu filho.

Boca livre

Ensine que para falar sempre é preciso estar com a boca livre. “No momento em que ainda estão desenvolvendo a fala, eles sentem necessidade de serem entendidos, então vale explicar que os adultos só compreender as frases quando são ditas livres dos bicos de chupetas e mamadeiras na boca”, ensina a fonoaudióloga.

Aposte no paladar

Já que na fase de introdução alimentar eles ainda estão construindo o paladar, vale usar da tática do ‘gosto ruim’. Lambuzar os bicos da mamadeira ou da chupeta com algo que a criança não goste de comer pode ser uma boa tática.

O plano de 3 dias

  • Dia 1: o aviso prévio

Desde cedo, diga frases e incentive seu filho a se sentir uma criança independente e responsável, que consegue fazer as coisas sozinha e não é mais um bebê. Mais à tarde, sugira que ele deixe a chupeta em três dias, diga que essa é uma boa ideia. Depois, reforce dizendo que acredita que ele é capaz de fazer isso e que vocês vão trabalhar juntos. Sempre que for abordar o assunto, preste atenção para que a conversa não se prolongue e não soe como se você estivesse pedindo sua permissão. Se ele se opuser, respeite seus sentimentos mas não resista. Fique firme na missão!

  • Dia 2: reforçando o combinado

Repita a mesma conversa breve duas vezes ao dia e enfatize que o grande dia é “amanhã”. Mantenha o discurso e o tom, mesmo que ele tente te fazer ceder. “Assim como os adultos, as crianças precisam se preparar fisicamente, psicologicamente e emocionalmente para a mudança”, Mark explica. Seja empático, mas também seja firme.

  • Dia 3: o grande dia

Ao amanhecer lembre seu filho que é o “dia 3” e que é hora de juntar as chupetas. É legal criar uma espécie de brincadeira, como se fosse uma caça ao tesouro e convidá-lo para participar. Esse clima vai ajudar, mesmo que ele proteste um pouco. Coloque-as em uma sacola e diga que o caminhão da reciclagem virá buscá-las. É bacana explicar que as chupetas virarão novos brinquedos e pneus. Assim, fica mais fácil da criança aceitar a despedida do que simplesmente jogá-las no lixo.

Dando adeus à chupeta

Esse pode ser um momento desafiador, mas você pode amenizar com algumas histórias. Uma boa ideia é marcar a transição dizendo que as chupetas são recolhidas dos bebês e transformados em novos brinquedos para crianças grandes. Ou, que tal falar para o seu filho que suas chupetas serão doadas a novos bebês? Com certeza ele vai gostar da ideia.

Resistindo à tempestade

Seja qual for o método escolhido, prepare-se para algumas noites mal dormidas e com chororô. Provavelmente seu filho vai lamentar a falta da chupeta e você precisa ser firme na decisão. Lembre-se que se você ceder e der novamente o acessório pra ele depois de horas de muito choro, estará reforçando que basta uma birra para conseguir o que quiser – inclusive a chupeta. Não é fácil, mas relaxa: você não é a primeira a passar por isso e no final tudo dá certo!

Tags: chupetacomo fazer meu filho largar a chupetacomo largar a chupetaCriançaDesenvolvimentoFamíliapfnoinsta
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Dawn admitiu que o filho nunca mais foi o mesmo desde que contraiu a doença

Mãe faz alerta para condição do filho de 11 anos após contrair covid-19: “Afetou todos os aspectos da vida dele”

Enem 2025: TikTok promoverá aulões gratuitos em salas de cinema
Família

Enem 2025: TikTok promoverá aulões gratuitos em salas de cinema

Por Renata Fiedler
22 de outubro de 2025
0

O TikTok vai transformar o estudo para o Enem em uma experiência diferente e divertida. A plataforma vai promover o...

Leia maisDetails
Pai e filho jogando um jogo.

Hora do jogo! 5 games de PS4 e PS5 para a família

22 de outubro de 2025
Persinagens da animação Guerreiras do K-Pop, filme da Netflix

Guerreiras do K-Pop: filme da Netflix ganha linha de brinquedos

22 de outubro de 2025
Tecido costurado com linha vermelha representando a infecção pós-cesariana.

Quais são os sinais de infecção depois da cesariana?

22 de outubro de 2025
Criança pulando em um campo

10 nomes de bebês que significam “luz”

22 de outubro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.