
Todo mundo sabe que quanto mais divertida e dinâmica a aula, mais as crianças podem se interessar pelos assuntos trabalhados em classe. Por isso mesmo, o Mathema, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está lançando a reedição do Projeto Ciranda.
Um material didático voltado para crianças de três a cinco anos de idade, pensado para o desenvolvimento pessoal e criativo da criança. Por isso, usa como base as próprias vivências dos alunos, guiados pelos professores em sala de aula.
O Ciranda foi pensado, planejado, criado e desenvolvido para que os alunos não vejam a escola como apenas um lugar que elas vão para escutar os professores, mas sim para que possam enxergar um ambiente com fantasia. E para isso, a Mathema seguiu alguns princípios.
- Respeito aos direitos e à dignidade das crianças, consideradas em suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas.
- Interações por meio da participação e inserção da criança nas mais diversas práticas sociais, desde os cuidados pessoais, a percepção e a relação com o outro até as práticas da leitura, da experimentação e da criação.
- Brincar, como espaço privilegiado para o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
Maria Ignez Diniz, diretora do Mathema, também falou um pouco sobre o projeto que busca se basear nas vivências e experimentações para dar um melhor sustento para o aprendizado. “Abraçamos o desafio de adaptar nosso material e desenvolvemos um projeto ainda mais completo e inovador, entendendo que a educação não se dá apenas por transmissão de informações, mas pela produção de sentidos e significados por parte de quem aprende”.
Você também pode ter mais informações sobre o Mathema no próprio site do projeto.
Leia também:
Virou lei! Todas as escolas terão que dar educação socioemocional para as crianças
Abraham Weintraub: saiba quem é o novo ministro da Educação do governo