Março chegou e, com ele, uma nova temporada de vegetais. Nós listamos algumas frutas típicas do mês e conversamos com a nutricionista Luciana da Costa, da Pro Matre Paulista, mãe de Rafael, para entender qual o papel de cada uma delas no organismo das crianças.
Banana
“A quantidade de carboidrato na banana é muito importante, ela ajuda a repor as calorias perdidas”, explica a especialista. Se o seu filho está brincando muito, dê uma banana para ele repor as energias! Além disso, a fruta também é rica em prebióticos que são responsáveis por alimentar as bactérias benéficas do intestino.
Abacate
Rico em gorduras mono e poliinsaturada, a fruta auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares. Mas aí vai um alerta: o abacate é muito calórico! “Coma moderadamente, mas não deixe de aproveitar os benefícios. Você pode fazer uma vitamina, um creme de abacate para a sobremesa ou até mesmo guacamole para o jantar”, aconselha a nutricionista.
Abacaxi
“É uma fruta rica em água, você pode utilizá-la para seu filho se refrescar no verão”, afirma Luciana. Por ser rico em manganês, outro benefício do abacate para as crianças é o auxílio na formação do tecido ósseo. E olha só, o valor calórico é bem baixo, então pode comer à vontade!
Caqui
“Ele tem aquela cor alaranjada, porque ele é rico em beta caroteno”, diz a especialista. Isso significa que a fruta ajuda a melhorar a visão e evitar mucosa ocular.
Laranja
“Uma laranja atende a toda a nossa necessidade de vitamina C no dia”, explica a nutricionista. Isso é importante para o sistema imunológico e absorção de ferro do organismo da criança. Outro benefício é o auxilio no funcionamento do intestino e por conter vitamina A, que como o caqui, ajuda a melhorar a visão.
Leia também:
Quando a criança está doente demais para não ir à escola?
Vídeo: Pai usa efeitos especiais para dar asas à imaginação do filho