Criança

Crianças e telas: orientações, perigos e dicas para garantir a saúde física e mental

(Foto: Getty Images)

Publicado em 19/07/2024, às 10h31 - Atualizado às 10h31 por Yulia Serra


Compartilhe:


O Brasil está na segunda posição entre os países que passam mais tempo conectados, segundo o DataReportal. Já de acordo com uma pesquisa da Universidade de Pequim, crianças entre 6 e 14 anos passam em média 2,77 horas por dia em frente às telas. Outros estudos mostram um aumento exponencial de complicações mentais de 2010 a 2022: 134% de ansiedade e 106% de depressão, apontando como uma das principais causas o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos. Os dados explicitam o impacto da tecnologia nas nossas vidas e mostram a necessidade de falarmos sobre esse assunto e repensarmos nossos hábitos dentro e fora de casa. 

Para ajudar os pais nessa difícil missão de dosar o tempo de tela dos filhos com momentos longe dos aparelhos, conversamos com a Dra. Lindnalva Borges Gonçalves, médica especialista em hebiatria do Hospital Santa Catarina - Paulista, em São Paulo, que cuida do adolescente em áreas como saúde emocional, física e psicológica. A especialista explicou os impactos do uso de telas para crianças e adolescentes, a relação desse contato online com a saúde física e mental, além de oferecer dicas para te ajudar a garantir mais tempo de qualidade e distante desses meios. 

Confira dicas para diminuir o tempo de tela do seu filho - (Foto: Shutterstock)

 

O que a Sociedade Brasileira de Pediatria diz

Antes de qualquer coisa, é fundamental destacar. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta até os 2 anos de idade zero uso de telas; dos 3 aos 10 anos 1 hora de tela por dia; e dos 10 aos 20 anos o máximo de 3 horas por dia. Nesse contexto, a Dra. Lindnalva pontua: “Todo o período exposto a tela não recomendados pela SBP já se torna um risco, pois a tendência é profilática e não esperar eventos nocivos à saúde física e mental”. E esses efeitos nocivos podem ser tanto expostos e visíveis quanto mais camuflados em meio a rotina. Confira:

Dicas para evitar o uso excessivo de telas das crianças 

As telas fazem parte da nossa rotina hoje, mas não podem superar o tempo de contato presencial. Precisamos mudar a nossa mentalidade e passar a enxergar essas ferramentas como um recurso e não um hábito. A especialista também elencou algumas dicas para evitar esse uso excessivo das crianças e adolescentes: maior interação entre pais e filhos propondo o brincar de forma lúdica, atividades ao ar livre, maior diálogo dentro de casa (ou seja, jantar juntos na mesa sim e sem celulares) e aproveitar o tempo juntos para saber da rotina do seu filho e dar orientações.

A Sociedade Brasileira de Pediatria traz recomendações sobre o uso de telas - (Foto: Getty Images)

 

Além destas medidas, você também pode limitar o tempo de uso de tela, permitir o uso delas apenas sob supervisão, procurar sites leves e educativos, não permitir que seu filho faça conta nas redes sociais antes da idade permitida, definir regras e horários para o uso desses aparelhos, e incentivar a saída das telas. Ainda sobre o tema, a médica reforça: “O comportamento dos pais em relação às telas deve ser coerente ao que eles falam para o filho: uso adequado, priorizando o contato pessoal, com atenção e delicadeza nas relações com os seus filhos”. E caso perceba algum dos sinais de uso excessivo de telas no seu filho, procure ajuda especializada. 

O Hospital Santa Catarina - Paulista conta com um Centro de Pediatria completo na estrutura e no cuidado seguro que os pequenos precisam. Com atendimento humanizado, ambientação lúdica e equipe multidisciplinar especializada, o hospital é referência em pediatria e está entre os 5 melhores hospitais do Brasil e 200 melhores do mundo, de acordo com o ranking The World’s Best Hospitals/Newsweek. Você não está sozinha e, juntos e de forma consciente, podemos tornar as telas benéficas para crianças, adolescentes e, claro, adultos. 

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Tecnologia crianças e tela segurança online infantil