• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Criança

Crianças que escrevem à mão em vez de teclados desenvolvem melhor a alfabetização, diz estudo

Por Cinthia Jardim
06/07/2020
Em Criança
O número de crianças com o próprio celular aumentou

O número de crianças com o próprio celular aumentou Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviar
O número de crianças com o próprio celular aumentou (Foto: Getty Images)

A partir de uma maior familiaridade com os equipamentos digitais, a geração nascida no início da década de 2010 já ganhou certa experiência no assunto. De acordo com a pesquisa “Crianças e Smartphones no Brasil”, feita pela Mobile Time e Opinion Box de outubro de 2018 até setembro de 2019, passou de 23% para 30% o número de crianças entre 4 a 6 anos que possuem o próprio celular.

Com os dados levantados, foi possível notar que escrever à mão pode melhorar a alfabetização, por exemplo, ao contrário dos smartphones. Com as habilidades analógicas, usar a caneta e o papel também ajudam a reconhecer as letras. “A habilidade visuespacial é a capacidade que temos para representar, analisar e manipular mentalmente objetos”, explicou Juniala Rett, Marketing Manager da STAEDTLER Brasil.

Para compreender mais sobre o assunto, a STAEDTLER financiou o estudo do ZNL Transfer Center for Neuroscience and Learning da Universidade de UIm, no Sul da Alemanha. Com a pesquisa, as primeiras impressões foram surpreendentes: a capacidade de ler e escrever à mão melhorou as habilidades visuespaciais das crianças.

Foi notado ainda que comparado à digitação, escrever com lápis e papel foi mais eficaz no reconhecimento das habilidades, mas usar um tablet e uma caneta especial também trouxeram respostas significativas. Apesar de não apresentar a mesma extensão, usar o aparelho foi benéfico durante o estudo.

LeiaMais

Vários livros coloridos colocados em pé e um pouco abertos.

Dicas práticas para incentivar seu filho a ler desde cedo

18 de setembro de 2025
Mousse de chocolate no copo em cima de um pano e ao lado de uma colher.

Receita fácil de mousse de chocolate no copo

18 de setembro de 2025
Menino segurando tablet

Cyberbullying começa cedo: como proteger seu filho nas redes sociais

18 de setembro de 2025
Ilustração de binóculo amarelo.

Excesso de cuidado pode prejudicar o desenvolvimento das crianças?

17 de setembro de 2025

Intitulado de “Como as crianças aprendem a ler e escrever?” por sete semanas, 145 crianças foram divididas em três grupos para aprender palavras: com lápis e papel, caneta e tela, e com teclado e mouse. Britta Olsen, Head de Marca & Comunicação da STAEDTLER afirmou que foi bastante notável a escrita e o desempenho da leitura no tempo avaliado.

O grupo que escreveu à mão teve melhores resultados (Foto: iStock)

Mesmo com bons resultados nos três grupos, as crianças que ficaram escrevendo à mão no papel demonstraram um melhor reconhecimento das letras do que as do grupo do teclado. Petra Arndt, gerente executiva da ZNL destacou que: “Ao escrever à mão, as crianças precisam prestar atenção aos detalhes das letras e copiá-las no papel com o lápis. Isso os torna mais hábeis em detectar e reconhecer as letras do alfabeto“. Seu colega gerente de projetos da Universidade de Ulm, professor Markus Kiefer, acrescenta: “Esse traço de memória benéfico associado à escrita à mão é menos pronunciado quando se escreve à mão em uma tela de tablet em vez de papel. Como a tela é suave, escrever em um tablet não dá à criança tanto feedback sensorial sobre seus movimentos quanto o papel”.

Foi notado também que as crianças que escreveram à mão foram melhores nos testes do que as outras: “Com base nos resultados do estudo, parece que escrever à mão no início do desenvolvimento da alfabetização pode ajudar crianças com habilidades visuespaciais mais fracas a aumentar suas habilidades nessa área”, concluiu Olsen.

Tags: ComportamentoCriançaDesenvolvimentoescreverFamílialerPesquisaSaúde
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Ameba “comedora de cérebro” reaparece e deixa autoridades em alerta

Ameba “comedora de cérebro” reaparece e deixa autoridades em alerta

Vários livros coloridos colocados em pé e um pouco abertos.
Criança

Dicas práticas para incentivar seu filho a ler desde cedo

Por Beatriz Men
18 de setembro de 2025
0

Dicas práticas para incentivar seu filho a ler desde cedo

Leia maisDetails
Mousse de chocolate no copo em cima de um pano e ao lado de uma colher.

Receita fácil de mousse de chocolate no copo

18 de setembro de 2025
Menino segurando tablet

Cyberbullying começa cedo: como proteger seu filho nas redes sociais

18 de setembro de 2025
Em meio aos rumores de romance, Zé Felipe se declara para Ana Castela pela primeira vez

Em meio aos rumores de romance, Zé Felipe se declara para Ana Castela pela primeira vez

18 de setembro de 2025
Zé Felipe interage com post e entrega possível romance com Ana Castela: “Conquistou o sogrão”

Zé Felipe interage com post e entrega possível romance com Ana Castela: “Conquistou o sogrão”

18 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.