O Dia das Crianças está chegando! E o seu filho tem que se divertir muito sozinho ou acompanhado! Afinal, brincar é sinônimo de ser criança. É também sinônimo de descobrir, inventar, aprender e imaginar.
Pensando nisso, a Pais&Filhos separou algumas brincadeiras lúdicas, legais e criativas para deixar o Dia das Crianças ainda mais especial para seus filhos e diversão ser garantida:

Brincadeiras e atividades para brincar sozinha ou com os irmãos no Dia das Crianças
1. Olhe onde pisa
Essa brincadeira é fácil de ser realizada e ainda poderá render muitas risadas suas e de sua família. Faça caminhos no chão, como sarjetas, bolachas de árvore ou uma linha desenhada para improvisar brincadeiras de siga o líder ou não toque o chão. Você deve orientar a todos os participantes das regras, afinal, que passar da linha, já terá perdido o jogo. Desafios de equilíbrio também são boas opções.
2. Mãos na massa
Quem não gosta de brincar de massinha? O melhor dela é que pode ser feita em casa. Você só vai precisar de uma xícara de sal, quatro de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, três colheres de sopa de óleo e corantes alimentícios das cores que preferir. Depois, é só misturar tudo e, literalmente, colocar as mãos na massa! Estimule seu filho a fazer esculturas de massinha e seja presente nessa brincadeira também.
3. Cabana
Com lençóis e travesseiros, as crianças podem montar uma cabana superespecial dentro do quarto. Nesse espaço mágico as crianças podem soltar a imaginação e se divertir muito! Para isso, você pode usar lençóis antigos, algumas cadeiras e até mesmo, a haste de uma vassoura. Use a criatividade para montar a barraca, que será um momento muito divertido e hiper especial.

4. Bolha de sabão
Faça a mistura simples de água com detergente e use o ingrediente secreto: uma colher de glicerina, que garante que a bolha não estoure na hora. Você pode reutilizar embalagens antigas ou usar uma tampa e arame. A diversão será garantida. Aproveite dias mais quentes, pois as crianças poderão se molhar.
5. Casinha
Essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço e com diversos tipos de brinquedos, como bonecas e bichos de pano. As crianças representam os papéis sociais e podem inverte-los, por exemplo, cada hora uma é mãe e a outra a filha. Faça com que seus filhos use a criatividade e além de serem os próprios personagens, usem bonecas e animais de tecido.
6. Não me faça rir
O objetivo é ficar sério! Uma criança faz palhaçadas tentando fazer a outra rir, enquanto ela tenta desesperadamente segurar a risada. Quem rir primeiro, perde. Uma forma de também fazer a brincadeira é fixar os olhos, um no outro, e se encarara, até algum dos dois participantes dar ideia.
7. Bambolê
Para fazer essa brincadeira acontecer, é necessário somente de um bambolê. Posicione o objeto na altura da cintura e apenas com alguns movimento da cintura, coloque o brinquedo para ficar rondando. O Objetivo da brincadeira é manter o objeto na cintura por mais tempo.
No entanto, não é necessário movimentar o bambolê somente na cintura. Você também pode colocar ele para girar em outras partes do corpo do seu filho, como no braço ou na perna.

8. Cama de gato
Conhecida como a brincadeira com barbante. Só é necessário um barbante e prática. O objetivo da brincadeira é traçar um cordão entre os dedos das duas mãos, formando desenhos durante a brincadeira. À medida que o cordão é passado é uma criança para outra, a missão de manter os desenhos ganhando forma fica mais desafiadora, pois o molde do barbante não pode ser desmontado, se não, é necessário voltar desde o começo.
9. Pular elástico
Nessa brincadeira é necessário que duas crianças fiquem distantes, em torno de 3 metros e coloquem um elástico ao redor de suas pernas, formando no final, um retângulo. O terceiro participante da brincadeira irá se posicionar ao lado do elástico esticado e pula no vão do retângulo com uma ou duas pernas.
O objetivo é cruzar o elástico, como se fosse uma cama de gato grande. Os movimentos feitos dentro do elásticos podem ser acompanhados por músicas, da preferência do/dos participantes. Também é possível brincar com elástico sozinho, colocando ao invés de duas pessoas, duas cadeiras para segurar o elástico nas ‘pernas’.
10. Amarelinha
É necessário de um giz e uma pedrinha (ou outro objeto que dê para marcar um local). Você irá desenhar casas enumeradas de 1 a 10 para que as crianças pisem. O objetivo do jogo é completar o percurso sem pisar fora das casinhas. E como saber até qual casinha meu filho irá? Essa é fácil! A pedrinha ou o objeto será utilizado para marcar até qual número (isto é, casinha) o seu filho irá. Para animar a brincadeira, você poderá colocar uma música e aí é só diversão.
11. Quente ou frio
Poderá ser realizada em ambientes internos, como salas de aula, ou externos, como parques. Nessa brincadeira a criança será vendada enquanto outras irão esconder um objeto. Então, a criança escolhida (que foi vendada) irá tirar a venda e começar a procurar o objeto.
Quanto mais perto a criança estiver, os participantes irão falando que está “quente”, e quanto mais distante a pessoa estiver, os outros participantes do jogo vão falando: “frio”. Aqui a estratégia e lógica caminham lado a lado, para que a criança consiga ter sucesso na sua procura.
12. Autorretrato em tamanho real
Essa é a típica brincadeira mão à massa! Ela envolve autoestima e habilidades de criatividade das crianças. Você irá precisar de folhas de papel craft grandes o bastante para caber o corpo da criança. O adulto vai conduzir a atividade e desenhar o contorno do corpo dos filhos.
Depois do contorno, o papel será recortado e deixe seu filho desenhar nesse recorte, incluindo as características e trabalhando a autoimagem.