O Dia do Cabelo Maluco já virou uma brincadeira tradicional nas escolas brasileiras. Mas, alguns cuidados precisam ser tomados, afinal, a saúde a criança precisa ser preservada.
Alguns vídeos que são compartilhados nas redes sociais, geram preocupações nos especialistas, que alertam para o cuidado com a saúde infantil.
A seguir, confira como o uso de animais e colas permanente pode prejudicar a saúde capilar da criança. As informações são do G1.
Dia do Cabelo Maluco
A data ocorre no mês das crianças e une criatividade e diversão. O dia já é uma febre no Brasil e anualmente, no mês do outubro, milhares de pais se divertem com seus filhos e compartilham vários conteúdos nas redes sociais.
Penteado do Dia do Cabelo Maluco
Abaixo, confira alguns penteados que viralizam nas redes:
Cuidados na hora de pentear o cabelo do seu filho
De acordo com o presidente do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) Jandrei Markus, é preciso tomar cuidado na escolha dos produtos que você vai utilizar com o seu filho.
O especialista afirma que alguns produtos causam irritações alérgicas leves ou até graves. Ele ainda ressalta que o couro cabeludo da criança é sensível.
Atenção aos componentes dos produtos
Nem todos os produtos capilares podem ser utilizados na cabeça da criança. Existem produtos que contém metais pesados, químicos e substâncias inflamáveis ou tóxicas, podendo prejudicar a saúde capilar das crianças.
Dia do Cabelo Maluco: uso de animais não é recomendado
Outro fator que deve ser evitado é o uso de animais. O penteado pode até ficar bonito, mas isso coloca em risco a segurança dos bichinhos e da própria criança.
Além disso, animais também podem gerar reação alérgica ainda mais grave no couro cabeludo do seu filho. Por isso, é melhor evitar.
Produtos que você não deve usar
Evite utilizar produtos para penteados do Dia do Cabelo Maluco como:
- Pomadas capilares
- Produtos de Adultos
- Colas permanentes
- Colas industriais
Deixe o Dia do Cabelo Maluco divertido
Para garantir a diversão da criança, é importante que você evite danos a saúde dela. Por isso, sempre selecione bem os produtos que serão usados.
Então, não faça penteados tão extravagantes, eles geram desconforto na criança. Apesar de parecer inofensivo, isso é prejudicial a saúde.
Leia também
- Cabelo maluco: quais são os limites da inovação nos penteados?
- Cabelo Maluco: técnicas para colar itens sem prejudicar os fios