Criança

Dia Mundial do Brincar: 15 brincadeiras antigas para unir a família

Brincar é muito importante para o desenvolvimento infantil - (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Publicado em 28/05/2024, às 10h00 por Redação Pais&Filhos


A Semana Mundial do Brincar de 2024 acontece entre os dias 25 de maio e 2 de junho e traz como tema "Vem pra roda – No ritmo do Brincar", e tem como objetivo justamente promover e estimular as brincadeiras dentro e fora de casa, lembrando da importância dessa atividade para o desenvolvimento infantil integral. 

Afinal, já é comprovado que brincar traz muitos benefícios como: aprimoramento da coordenação motora, tomada de decisão, trabalho em equipe, ética, respeito ao próximo, planejamento, raciocínio lógico e matemático, e muito mais. Por isso neste 28 de maio, Dia Mundial do Brincar aproveitamos o gancho do assunto para trazer opções de brincadeiras que marcaram antigas gerações para você apresentar ao seu filho e, claro, também se divertir junto dele. 

Amarelinha
A Semana Mundial do Brincar reforça a importância das antigas brincadeiras - (Foto: Shutterstock)

Amarelinha

No chão, desenhe a amarelinha com giz (ou até mesmo uma pedra) com 10 quadrados que levam até a casa céu. Distribua uma pedrinha para cada jogador e decida a ordem de cada um deles. O primeiro deve jogar a pedrinha no número 1 e pular (sem encostar nesta casa) até o céu. É permitido apenas um pé em cada casa. Nas que forem duplas, a criança pode apoiar os dois pés no chão. Quando chegar ao objetivo, a criança deve voltar pulando e pegar a pedrinha quando chegar na casa 2. O mesmo jogador joga a pedrinha na casa dois e assim sucessivamente.

Passa anel

Faça uma fila com as crianças lado a lado e escolha um jogador para ser a pessoa que segura o anel. Todos devem ficar com a mão em concha, esperando pelo jogador que vai passar de mão em mão até escolher um participante e deixar o anel cair discretamente. Depois, deve-se escolher uma das crianças para tentar adivinhar com quem está o objeto.

Esconde-esconde

Em dupla, trio ou grupo, escolha uma criança para ser a pessoa que irá à procura. Ela deve tapar os olhos e contar até 10 enquanto os outros participantes se escondem. Depois disso, o jogador que contou deve procurar os que estão escondidos. Ganha quem conseguir sair do esconderijo e bater no ponto onde o contador estava.

Batata-quente

Com uma bola em mãos, as crianças devem estar dispostas em um círculo. Elas podem estar de pé ou sentadas, tanto faz. Uma delas deve estar fora da roda e com os olhos tampados. Ela deve cantar: “Batata quente, quente, quente, quente…” em diferentes velocidades para que as outras passem a bola. Quando ela disser “Queimou!”, quem estiver com a bola em mãos é eliminado.

Crianças
Brincadeiras antigas para ensinar ao seu filho - (Foto: Getty Images)

Cabo de guerra

Você vai precisar de um número par de crianças e de uma corda forte. Separe dois grupos, um para cada ponta da corda, que devem fazer força e puxar a corda para o próprio lado – eles precisam estar separados por um traço no chão, a qual delimita até onde eles podem ir. Ganha a equipe que puxar a outra para além do traço.

Cinco Marias

Pegue cinco saquinhos de tecido e encha-os com areia ou arroz. Jogue as cinco Marias no chão. Escolha uma, jogue para cima e pegue outra do chão a tempo de pegar a primeira antes de cair. Na próxima rodada, jogue um saquinho para cima enquanto pega dois no chão e volta a recolher a primeira antes de cair e assim sucessivamente.

Dança das cadeiras

Para a brincadeira, pegue cadeiras e coloque-as em círculo. O número destas deve ter um a menos do que de crianças brincando. Coloque uma música animada e deixe os participantes andando na frente delas. Quando a música acabar, os jogadores precisam se sentar. Quem ficar em pé é eliminado e, em seguida, outra cadeira é eliminada na roda. Ganha quem conseguir se sentar na última cadeira.

Forca

Em uma lousa ou papel, desenhe a estrutura da forca e escolha uma palavra. A outra criança que está jogando precisa acertar as letras e, para cada erro, uma parte do corpo é desenhada na forca. Ela precisa descobrir qual foi a palavra escolhida antes do outro jogador desenhar uma pessoa inteira na estrutura.

Gato mia

Todos os participantes, que são os gatos, devem se esconder. Quando a pessoa que estiver procurando exclamar a frase “Gato mia”, os ‘gatos’ devem miar para que sejam procurados. Quem for encontrado troca de lugar com o outro jogador e passa a buscar pelos amigos escondidos.

Crianças cochichando
Aproveite o Dia Mundial do Brincar para relembrar antigas brincadeiras - (Foto: Getty Images)

Cabra-cega

Algumas pessoas conhecem também como “cobra-cega”. Uma das crianças é vendada e as outras ficam ao redor fazendo barulhos. Se alguma criança for pega, passa a ser a cabra-cega. Essa brincadeira é muito divertida, mas cuidado para as crianças não brincarem em um lugar que tenha obstáculos, como móveis.

Corrida de saco

As crianças podem pegar um saco (ou mesmo fazer um, com ajuda de um adulto) e apostarem corrida de dentro deles. Elas podem até customizar os sacos para brincar e ganha quem ultrapassar a linha de chegada primeiro (claro, dentro do saco).

Crianças brincando de saco de pular
Saiba mais sobre a Semana Mundial do Brincar - (Foto: Shutterstock)

Pular Corda

Além de ser um excelente exercício físico, as músicas para cantar enquanto pula são muitas! Se você conhece algumas, ensine para seus filhos. Dá para pular de mãos dadas, cordas duplas, entrar e sair da corda…

Queimada

As crianças se dividem em dois times. O desafio é acertar a bola em alguém do time adversário. Se alguém é “queimado”, sai do jogo. Ganha o time que conseguir “queimar” todos os membros do outro time.

Morto-vivo

Um dos participantes é escolhido para dar as ordens. Enquanto isso, as outras crianças agacham e a brincadeira começa quando o comandante grita “vivo” ou “morto”. Quem não cumpre as ordens é eliminado. A rapidez e a seqüência das ordens é o mais importante para deixar a brincadeira mais divertida.

Dança da corda

Duas crianças seguram a corda na altura do peito e as outras crianças vão passando por baixo. A corda vai sendo abaixada para deixar o desafio maior e quem não conseguir passar é eliminado, até ter um vencedor.


Mais lidas

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

O teste de DNA pode demorar de 20 até 30 dias para sair o resultado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filhos de Deolane Bezerra mandam recado para a mãe: "Ao contrário do que vocês queriam"

(Foto: Reprodução/Redes Socias)

Família

Motivo da queda do avião da Voepass em Vinhedo é revelado

A frente fria que atinge São Paulo pode chegar a 7° até domingo - (Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil/ EBC)

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado