Um dos sinônimos não oficiais de parentalidade é “correria”. Nasce um filho, nasce também um amante da praticidade junto. Com a rotina corrida do dia a dia, acaba tendo menos tempo para estar com quem ama, surgindo a necessidade de hábitos práticos, e é claro que lancheiras práticas estão incluídas nisso.
Montar o lanche do seu filho com rapidez é algo fundamental hoje em dia, e nem sempre é a tarefa mais fácil a ser feita. É comum se sentir perdido e não saber exatamente o que colocar na lancheira das crianças, já que existem diversas opções disponíveis no mercado e o tempo para isso é curto. Por isso, conversamos com a Dra. Renata Buzzini, nutricionista e mãe de Carlos Eduardo e Maria Luiza, para te ajudar nessa missão!

Equilíbrio é tudo
A Dra. Renata Buzzini deixa claro que é necessário ter expectativas realistas quanto ao lanche das crianças. Por isso, está tudo bem recorrer a alimentos industrializados para facilitar a rotina, trazer praticidade e ainda sim, garantir equilíbrio na alimentação. Lembre-se, o melhor lanche que o seu filho pode ter é o lanche que você pode fazer.
A especialista explica: “Não podemos enganar as famílias dizendo que é necessário produzir lanches orgânicos e caseiros diariamente, muitas famílias não possuem conhecimento, tempo, auxílio ou mesmo dinheiro para conseguir dominar esse cenário. Os produtos industrializados possuem dois ‘poderes’, digamos assim, são atrativos para os pequenos e são práticos para as famílias”.
Os 3 grupos que vão ajudar na lancheira
Você já abriu a lancheira do seu filho e ficou em dúvida no que colocar nela? “Será que um pão com queijo é suficiente? Incluo uma fruta também?” já passaram na cabeça de todos os pais e mães. A principal dica para montar uma lancheira prática para o seu filho é lembrar dos três grupos essenciais no lanche dele: carboidratos, proteínas e fibras. Quando você tem os grupos já separados, é só escolher qual representante deles vai entrar na lancheira naquele dia.

A nutricionista explica melhor e dá exemplos para te ajudar: “Além de um cuidado na escolha dos produtos do mercado, é importante ter um item de cada um dos seguintes grupos: grupo um é composto por cereais, pães, massas, bolachas, torradas, bolos, muffins, cookies, que são fontes de carboidratos e fornecem energia para o dia a dia das crianças. O grupo dois é de leite, queijos, iogurtes, carnes, ovos e patês, que são fontes de proteínas indispensáveis na construção muscular, dos ossos e da imunidade. Já o grupo três é formado por frutas, verduras e legumes, combinação perfeita de micronutrientes, antioxidantes e fibras, que são importantes para evitar deficiências nutricionais, auxiliar no funcionamento intestinal e prevenir doenças”.
Organização é tudo!
Quando você cria hábitos de organização na sua rotina, tudo fica bem mais fácil! Isso não se limita a deixar as coisas no lugar, mas, sim, ter um planejamento prévio e até mesmo incluir a criança dentro dessa nova rotina. Dessa forma, não será um desafio montar a lancheira do seu filho antes da aula!
Por exemplo, você pode decidir qual será o cardápio da semana, deixando tudo já planejado. Assim, a montagem da lancheira no dia a dia fica muito mais fácil e garante que esse momento de carinho não será perdido em meio à correria. Lembrando que é sempre interessante investir em uma diversificação das opções para garantir uma alimentação balanceada. A Bauducco® Bisnaguinha, que possui Fermentação Natural, é a aliada perfeita para esse momento! Combina com diversos recheios que podem ajudar tanto na variedade, quanto a garantir os grupos alimentares necessários dentro da lancheira, além de serem leves, macias e saborosas!
