Após tentativas, a família de Lorenzo Santos Lima, de 5 anos, conseguiu arrecadar o valor necessário para que o menino conseguisse realizar seus devidos exames. Agora, os parentes da criança estão com uma nova vaquinha em aberto para conseguirem cobrir a cirurgia do mais novo, o qual vive na cidade de Itapeva, no interior de São Paulo. A cirurgia na coluna deve ser feita antes que Lorenzo complete seus 7 anos de idade para tratar sua paralisia cerebral e esta custa por volta de R$ 118 mil.
Em seu nascimento, o menino veio ao mundo com cinco meses e meio e, em razão disso, ele acabou adquirindo algumas doenças. O garoto possui paralisia cerebral, hidrocefalia, epilepsia e microcefalia secundária. Em São Paulo, a família gastou parte do dinheiro recebido para a realização de exames e, assim, ganharam a autorização para a cirurgia. “O médico falou que o Lorenzo vai melhorar muito, vai ter muitos benefícios, acabar com a rigidez e com a dor”, disse Eunice Raidana Santos, mãe do garoto.

De acordo com a responsável pelo menino, apesar do difícil diagnóstico, ele é uma criança inteligente e que vive em ‘alto astral’. “Mesmo com as doenças, ele é muito desenvolvido, entende tudo. Lorenzo é uma criança muito feliz“, contou emocionada. “Se capricharmos nas terapias, o médico disse que ele vai melhorar em tudo, na fala, na deglutição, no equilíbrio”, explicou.
Ao veículo de comunicação g1, a mãe disse que o procedimento na coluna mudará a vida do filho, a qual se chama Rizotomia Dorsal Seletiva e há de ser realizada antes do paciente completar sete anos de vida para obter bons resultados. Para a mãe, sua maior preocupação é o futuro de Lorenzo.
“Acho que a coisa que mais nos preocupa é quando não estivermos mais aqui, por isso buscamos a independência dele. É um sonho a gente já ter conseguido fazer os exames, ter chegado tão longe, encheu o coração de esperança, um sentimento bom misturado com a ansiedade para conseguir fazer a cirurgia logo”, finalizou Eunice.