Hoje em dia, cerca de 25% dos casos registrados de osteoporose são entre crianças, adolescentes e jovens adultos. O número se deve ao fato de que, com a vida moderna, nossa alimentação está sendo cada vez mais prejudicada, assim como o consumo de cálcio.
Leia também
Veja 10 dicas de como introduzir alimentos na dieta do bebê
Cachorro percebeu problema de saúde de criança antes dos pais
Xixi saudável! Saiba como cuidar da saúde renal das crianças
A recomendação ideal é de que as crianças consumam três porções de leite e derivados por dia. Essa é a maneira mais básica de prevenir a osteoporose. “Mesmo depois da idade adulta, a recomendação continua sendo a mesma. Além do leite, é possível consumir também o iogurte, os queijos, a coalhada, entre outros”, explica Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria.
Durante a infância, alguns fatores podem desencadear a osteoporose com mais facilidade, como: puberdade tardia, peso inadequado para idade, baixa atividade física e ingestão insuficiente de nutrientes e algumas vitaminas.
“É de responsabilidade dos pediatras a identificação de fatores de risco para osteoporose e a orientação de seus pacientes quanto a sua prevenção e tratamento. O que garantirá um adequado pico de massa óssea na adolescência e certamente contribuirá para uma melhor qualidade de vida na idade adulta”, afirma Cynthia.
Se o seu filho não for o maior fã de leite, existem alguns alimentos que podem contribuir para a ingestão de cálcio. São eles: oleaginosas como amêndoas, avelãs e castanhas do Pará; e também os vegetais verde escuros, como espinafre, a couve e o brócolis.
Mas fique atento, esses alimentos não contém a mesma proporção de cálcio que o leite. “Uma porção de leite (1 copo de 200ml) possui 240mg de cálcio, enquanto para atingir esta mesma quantidade através do consumo de vegetais, é preciso consumir 6 ½ xícaras de espinafre cru, por exemplo”, explica Cynthia.
Quando a osteoporose é identificada, o tratamento é feito com suplementos de cálcio e vitamina D, para que o organismo não retire esses nutrientes dos ossos, que são suas maiores reservas.
Conheça 6 mitos e verdades sobre a dor de garganta
Veja 8 dicas que vão te ajudar a lidar com as alergias das crianças
Você sabe como é o desenvolvimento da visão do bebê? Descubra