Criança

Garota de 12 anos desenvolve sozinha uma garrafa de água comestível para ajudar o meio ambiente

Missy Checketts via Smithsonian Magazine

Publicado em 24/12/2022, às 07h31 - Atualizado às 10h07 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma garota criou uma garrafa de água revolucionária para ajudar na redução de lixo nas praias. A jovem Madison Checketts, de apenas 12 anos, desenvolveu uma garra comestível e biodegradável. O projeto surgiu a partir de uma feira de ciências na escola dela em Utah, com a ideia ela ganhou prêmios em feiras estatais e nacionais.  Hoje ela se tornou uma das  finalistas da Broadcom Masters Competition de 2022: o maior evento nacional de inovação científica para jovens do ensino básico nos Estados Unidos.

A norte-americana colocou o projeto em prática a partir de pesquisas feitas na internet e testou diversas formulações e formas de fazer as garrafas. Após alguns meses, Madison criou esferas com consistência de gel que podem conter até 200ml de água e durar até 3 semanas na geladeira. No ano de 2014, Rodrigo Garcia, um outro pesquisa já havia desenvolvido um projeto semelhante ao de Madison, mas com  compostos diferentes para a produção do recipiente de 50ml de água.

Menina cria garrafa de água comestível (Foto: Missy Checketts via Smithsonian Magazine)

O projeto inovador da jovem foi nomeado como Eco-Hero e para ser produzido custa em média R$6,00.Para beber  a água dentro da esfera de gel, basta morder a parte superior e beber o líquido. A esfera pode então ser comida ou descartada, o que não gerará resíduos devido aos compostos biodegradáveis.

Madison desenvolveu as garrafas a partir de um  processo de esferificação inversa, que consiste em imergir um composto rico em cálcio em uma solução de alginato de sódio. A reação entre estes compostos cria uma película de gel que delimita uma esfera.

Garota desenvolve sozinha projeto inovador (Foto: Missy Checketts via Smithsonian Magazine)

Após muitas tentativas, ela conseguiu atingir  uma composição de lactato de cálcio e goma xantana imersos em alginato de sódio. Para conservar melhor o gel, a garota adicionou um pouco de suco de limão na composição. Isso porque o limão possui um pH ligeiramente ácido e desacelera o crescimento de microrganismos.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!

Mais lidas

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

Notícias

Ex-jogador do Real Madrid descobre que não é pai da filha após tatuar o nome da bebê

Notícias

Filho caçula do cantor Leandro vai a festa de Maria Flor e chama atenção pela semelhança com o pai


Palavras-chave
Família pfnoinsta Criança Atividades e Brincadeiras Aconteceu comigo menina meio ambiente garota Feira de Ciencias garrafa comestível lixo nas praias Menina cria garrafa comestível