Ana Luisa é uma ginasta de 12 anos que viralizou nas redes sociais, graças ao vizinho que resolveu gravar o ensaio incrível da menina e postar online. Além de ser chamada para um teste no Flamengo, ela ganhou uma bolsa de estudos para treinar no Tijuca Tênis Clube (TTC), um dos mais tradicionais clubes do Rio de Janeiro, e uma bolsa integral para estudar em uma escola particular da cidade.
O vídeo foi gravado na laje de sua casa, no Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte. Ana Luisa recebeu a visita do secretário de Esportes e Lazer, Guilherme Schleder, e do vereador e ex-subprefeito da Grande Tijuca, Marcio Ribeiro. “Como um carioca apaixonado pelo Rio, torço por cada iniciativa que busque melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e jovens. Como subprefeito da região, em 2015, tive a oportunidade de testemunhar os impactos transformadores da prática esportiva, principalmente dentro de diversas comunidades cariocas”, afirmou o vereador Marcio Ribeiro.
Por incentivo da mãe, Cristina Batista, que também fez balé na juventude, Ana Luisa ingressou na dança com apenas 5 anos, e aos 9 foi para a ginástica rítmica. Lá, percebeu que seu caminho era mesmo o da ginástica artística, e, em 2021, aos 11, decidiu que seguiria esse caminho. Em pouco mais de uma semana, após seu ensaio filmado por um vizinho ganhar a internet, Ana Luisa viu seu número de seguidores sair de 300 para cerca de 11 mil.
“Pouco depois de iniciar na ginástica rítmica, a Ana Luisa começou a manifestar o desejo de ir para a artística. Mas eu achava algo meio que impossível, porque isso só costuma ter em clube grande. Por isso, botamos esse sonho na gaveta. Mas ela insistiu que queria mudar e saiu da rítmica. Então, decidi correr atrás”, detalhou a mãe, ao jornal GLOBO.
No dia 3 quando a menina foi filmada ela havia sido chamada para um teste que faria no dia seguinte no Studio Espaço Físico, o SEF-Ginástica, em Vila Valqueire. Ela foi aprovada e segue treinando no clube das 14h às 17h. “Meu maior sonho é ser campeã brasileira e viajar o mundo todo, trazendo muitas medalhas. E disputar uma olimpíada, claro”, revelou a promessa do esporte, dizendo se inspirar especialmente em Daniele Hypólito e Jade Barbosa.
“Mas ainda estou no meu começo, sei disso. E ninguém pode me dizer que não vai dar certo. Aprendi que quando uma porta se fecha, outras mil se abrem. Eu vou chegar lá”, acredita a jovem.