No último episódio do podcast ‘Quem Pode, Pod’ , a apresentadora Giovanna Ewbank, de 36 anos, se emocionou ao contar a história de como ela descobriu que o filho, Bless, de 8 anos, tem uma síndrome sensorial. O Transtorno de acontece quando o cérebro ou o sistema nervoso de uma pessoa tem dificuldade para processar estímulos do ambiente e os sentidos. Na conversa com Fernanda Paes Leme e Manoel Soares ela comentou que sente culpada por não ter percebido antes o que estava acontecendo com o filho.
Além de Bless, Giovanna e Bruno Gagliasso são pais de Titi, de 9 anos e Zyan, de 2 anos. No programa ela comentou como foi que o filho recebeu o diagnóstico. “Durante a pandemia, o Bless começou a ficar muito aéreo, [fazendo] algumas coisas que eu achava um pouco estranhas. Comecei a achar que ele poderia ter um grau de autismo, até que uma médica em São Paulo o diagnosticou com uma síndrome sensorial. Ele ouve mais do que nós todos, ele sente mais, sente mais cheiro”, ela disse na ocasião.

A mãe relatou que no início ela não entendia o comportamento do filho e que já chegou até reprovar ele pelas atitudes. “Diversas vezes ele passava, por exemplo, pela cozinha, e falava: ‘Ai, que cheiro forte!’. E eu falava: ‘Bless, para com isso. É frescura, filho! É o cheiro da cebola’. Quando ele pisava na grama e falava: ‘Me tira daqui!’. E eu falava: ‘Filho, para de frescura, é só grama’. Queria muito colo, não gostava de ir para o meio do mato – onde a gente vai muito – porque o barulho das moscas incomodava ele”, comentou a apresentadora.

No bate-papo a modelo fez um apelo para que outros pais prestem atenção nos sinais que os filhos os dão e que muitas vezes são ignorados. “A gente teve que entender, observar, se adaptar. E hoje, o Bless vive com essa síndrome sensorial muito bem. Mas foi preciso o meu olhar, o olhar do Bruno [Gagliasso], o olhar de vários médicos para que a gente entendesse a condição do Bless. Eu poderia pensar que era frescura pelo resto da vida”, ela finalizou.