A discussão da igualdade de gênero chegou nas escolas! Em Portugal, o tema entrará para a grade curricular em 235 colégios públicos e privados. A ideia é ensinar às crianças valores relacionados à cidadania, racismo, direitos humanos e estereótipos de gênero para que desde pequenas elas sejam ensinadas a serem mais tolerantes e abertos as diferenças. Incrível, né?
A medida, apresentada pelo governo português no último mês, desenvolvida pela Estratégia Nacional de Educação deverá ser obrigatória em todos os ciclos de ensino. Afinal, a mudança começa com as crianças que estão em processo de formação e precisam aprender a praticar a igualdade de gênero.
Este ano, a Pais&Filhos já abriu caminho para discussão sobre a onda dos brinquedos sem gênero, feitos apenas para crianças, sem distinção. E também abordamos a polêmica sobre nomes sem gênero que começou com um post que dizia: “Meu filho vai se chamar Ariel. Quando crescer ele decide se vai ser homem, mulher, sereia ou sabão em pó” e repercutiu lindamente na internet. Agora, Portugal teve a iniciativa de levar o debate para dentro da sala de aula e preparar as crianças para serem adultos melhores que nós.
Pais&Filhos defende a igualdade de gênero e acredita que essas mudanças irão gerar um futuro melhor para as nossas crianças.
Leia também:
Boa notícia: Reino Unido proíbe propagandas que separe brinquedos por gênero