Têm novidade e representatividade na Turma da Mônica! Os quadrinhos que marcam até hoje gerações inteiras por suas divertidas histórias incluíram um novo integrante: Bernardo, um menino com nanismo. As narrativas do escritor Mauricio de Sousa costumam falar sobre a inclusão de crianças que são diferentes e únicas entre si, sendo assim o personagem foi inspirado em um garoto da vida real, o Bernardo Hoffman, que mora em Caxias do Sul, na serra gaúcha.

O livro em que o novo personagem aparece é o Nosso Amigo com Nanismo e mostra Mônica, Cebolinha, Magali e outros no primeiro dia de aula da Escola Limoeiro. Eles conhecem o futuro colega de classe na entrada da sala e, logo de cara, acham que ele é um aluno mais novo por conta da sua baixa estatura. Sendo assim, a partir da convivência com o novo amigo de classe, eles passam a descobrir mais sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

“A inclusão e a representatividade fazem parte do dia a dia da Turma da Mônica e é muito bom saber que conseguimos, cada vez mais, retratar tantas crianças ao redor do mundo. Temos certeza de que essa história e esse personagem vão contribuir para melhorar a vida das pessoas com nanismo”, conta ao g1 o escritor Maurício de Souza, o famoso criador da Turma da Mônica.
O lançamento do livro está previsto para acontecer no dia 25 de outubro, quando é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo. A publicação tem ao todo 32 páginas ilustradas e será lançada pela editora Culturama, onde o diretor-presidente, Fabio Hoffman, é o pai do Bernardo.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos
O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.