Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 12 mil crianças são diagnosticadas com câncer por ano. Infelizmente, esse número não afeta apenas os pequenos, mas toda a rede de apoio em torno deles. Pensando nisso, o Instituto Desiderata transformou a ala de quimioterapia em um aquário com o objetivo de deixar esse momento mais confortável para todos.
“Doente, a criança tem tanto direito à infância quanto saudável”. É assim que Laurenice Pires, gerente da área de saúde do Instituto Desiderata, explica a iniciativa de transformar os espaços de tratamento quimioterápico para crianças em hospitais públicos do Rio de Janeiro em verdadeiros cenários lúdicos.
Não é apenas sobre criar um lugar legal, mas também porque o aquário lembra a barriga da mãe e torna tudo mais acolhedor e resgata a criança direto para o lúdico. necessidade para o desenvolvimento cognitivo e intelectual se mantém, mas geralmente ela não tem um espaço que estimule de alguma forma.
Os estudos mostram que a ideia fez tudo melhorar. Os médicos e familiares também se sentem melhor com o ambiente lúdico. Isso porque a decoração faz com que as crianças resistam menos ao tratamento, fazendo com que os profissionais consigam exercer sua função com mais calma e os pais evitam de ver o filho sofrendo.
“Segundo nossa última pesquisa de 2017, 90% dos cuidadores disseram que o paciente se sente mais incentivado ao tratamento, enquanto 86% confirmaram que as crianças sentem o tempo passar mais rápido”, diz Laurenice.
BOAS AÇÕES
Uma enfermeira não só cuida das crianças, mas canta e toca para elas! Beth Porch trabalha na enfermaria do Great Ormond Street Hospital, em Londres, Inglaterra, e é apaixonada por música. A profissional viralizou depois que um vídeo dela cantando foi postado no Twitter.
Recentemente, Beth viralizou na internet com o vídeo em que aparece tocando ukulele e cantando “It’s All About You” para Artie Vickerage. A mãe do menino, Gemma Vickerage, gravou e postou o vídeo no Twitter. Artie tem apenas 3 anos, mas ficou no hospital nos últimos meses porque a mãe descobriu um caroço na barriga. “Eu o levei para o hospital e fomos encaminhados para a Great Ormond Street imediatamente e no dia seguinte eles haviam já tinham começado o tratamento“.
“Quão absolutamente incrível é esta moça. O nome dela é Beth, e ela é enfermeira da ala de câncer de crianças em @GreatOrmondSt – ela vai além dos deveres de uma enfermeira e coloca um sorriso em todos os rostos de crianças! Uma pessoa muito especial”, disse Gemma no tweet.
Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos: