Mãe e filho nasceram com fios brancos na região frontal do couro cabeludo e manchas claras na pele. O motivo da causa é o piebaldismo, pouco comum e costuma chamar atenção das pessoas na rua. “Se te apontarem na rua ou rirem de você, ignore, é porque eles não têm educação”, dizia com frequência a mãe de Daiana Rodrigues para a garota.
Nos dias atuais, é Daiana quem aconselha o filho Anthony, de três anos, a não ligar para os comentários relacionados a aparência. Ela se divide entre o trabalho e os cuidados com o filho depois do nascimento que mudou toda a história da mãe com o piebaldismo. “Logo que o vi pela primeira vez, fiquei surpresa”, diz ela.
“Eu tive depressão durante a gravidez e não me sentia tão conectada ao bebê. Mas quando notei que ele tinha as mesmas características que eu, senti uma enorme conexão com ele”, relata reação ao ver que filho tinha a mesma condição que ela
Daiane não sabia que tinha a condição por anos, ela foi a primeira da família a possuir essas características e o primeiro diagnóstico foi de vitiligo, já que há sintomas semelhantes ao piebaldismo. Depois, da descoberta do fenômeno, Daiana, acredita que o maior desafio em relação ao distúrbio foi o nascimento do filho.
“Mas sei que para mim, quando comparado ao que a minha mãe viveu comigo, se torna mais fácil, porque eu já conheço sobre o assunto. Além disso, o meu filho tem o meu exemplo como alguém que tem as mesmas características que ele”, contou ao jornal BBC News.
O maior medo dos pais é o preconceito que o menino pode encarar por causa das características físicas. “Quero que ele aprenda que, independente de qualquer coisa, sempre será tratado com o maior amor e carinho possível e que as pessoas devem amá-lo pelo que ele é, não pela aparência”, diz o pai da criança ao jornal.
PIEBALDISMO
Piebaldismo se caracteriza pela ausência de células produtoras de pigmento em diversas áreas do corpo, resultando nas áreas brancas por falta de melanina. E há 50% de chances de filhos de pais com a mutação nascerem com a característica.
Leia também: