A cantora Gal Costa morreu nessa última quarta-feira, dia 9 de novembro, aos 77 anos de idade. Muitas pessoas prestaram homenagem à uma das maiores artistas do MPB. Na noite de quinta-feira, dia 10 de novembro, foi a vez do cartunista Mauricio de Sousa, de 87 anos, prestar suas homenagens à cantora. No Instagram da Turma da Mônica foi postada uma arte para a artista!
Criador de uma série de personagens de enorme sucesso, ele colocou parte da Turma da Mônica ouvindo Gal tocar seu violão sentada em uma nuvem. “A chuva de prata cairá sem parar”, diz o texto escrito por ele, que mostra Mônica, Marina, Cebolinha, Magali e Cascão recebendo a chuva da nuvem da Gal. Acima dela, ainda está o personagem Anjinho.
Filho de Maurício de Souza comenta sobre inclusão de personagens LGBTQIA+ na Turma da Mônica
O filho de Maurício de Souza, Mauro Souza, de 35 anos de idade, defendeu a inclusão de personagens da comunidade LGBTQIA+ nas histórias em quadrinhos da Maurício de Sousa Produções.
Foi durante entrevista concebida à Veja que Mauro, abertamente homossexual, destacou sobre a importância de incluir personagens LGBTQIA+ e afirmou que “a diversidade sempre esteve presente” nas criações do pai.
A falta de personagens que fossem parecidos com Mauro contribuiu, de acordo com ele próprio, para que tivesse “uma infância solitária, pois não conversava com ninguém sobre isso”.
Ainda à revista, o filho do criador da Turma da Mônica, defendeu que a escolha de incluir personagens homoafetivos dentro das histórias em quadrinho não influenciam as crianças.
“Eu não virei gay. Eu nasci gay. Argumentos como esses não têm fundamento algum. Uma referência bem feita e bem pensada sobre sexualidade e suas ramificações teria feito com que eu fosse uma criança mais feliz e tranquila”, afirmou.
Maurício de Sousa confirmou que estuda criar personagem gay para integrar a Turma da Mônica. Em conversa com a BBC Brasil, o desenhista falou sobre futuros projetos e ainda relembrou o dia que Mauro se assumiu homossexual para a família.
“Vem vindo aí… Estou esperando um pouquinho que esteja cada vez mais aceita a posição do gay, principalmente”, explicou ele, sobre as muitas ideias já vindas do próprio público sobre a integração de um personagem LGBT para a turma. Mas Mauricio ainda esclarece que possui outros planos para a futura criação.
“Eu tenho um filho, bem, que se assume [homossexual] e eu adoro meu filho [Mauro Sousa, diretor de espetáculos, parques e eventos da Mauricio de Sousa Produções]. Ele cuida de uma parte tão importante [da empresa], que é a de shows e espetáculos. E dá um nó no pessoal que já tem mais idade e mais experiência”, relembrou. E completou, “Afinal de contas, quando eu tomei café uma vez com o Mauro e o marido dele, abri a janela, né? Porque aí as pessoas viram que eu estou junto com meu filho”.
Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos
O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá