Quando seu filho começa a ir para a escola, a reação dele pode ser uma verdadeira caixinha de surpresas. Ele pode amar a rotina de aprender coisas novas e encontrar os amigos, mas também pode ter desafios maiores na adaptação ao ambiente educacional.
Se o seu filho enfrenta esse medo de ir para a escola, entenda as melhores formas de ajudá-lo, segundo a matéria da Pais&Filhos.
O que é a fobia escolar?
A fobia escolar é marcada pelo medo intenso e irracional de ir para a escola. Ela é mais comum nos primeiros anos do Ensino Infantil e geralmente vem da ansiedade de separação dos pais.
Porém, também pode afetar crianças mais velhas, especialmente em situações de bullying na escola, dificuldades de aprendizado ou mudanças familiares.
Quais são os sinais do medo de ir para a escola?
Os sinais da fobia escolar podem aparecer de várias maneiras, tanto físicas quanto emocionais. Alguns dos sintomas mais comuns são dores abdominais matinais, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça e transtornos do sono.
A ansiedade e o medo que você vê nesses sintomas são os responsáveis por uma percepção diferente da realidade. Por isso, a criança pode se sentir extremamente desamparada.
Algumas medidas iniciais
O primeiro passo é estabelecer uma comunicação empática. Dê abertura para que seu filho converse com você sobre seus sentimentos e seja honesto em relação ao medo de ir para a escola.

Com a validação dessas emoções, é mais fácil transmitir segurança e previsibilidade em relação à rotina da escola. Deixar a criança familiarizada com o ambiente também é uma medida que costuma aliviar o estresse.
E se isso não funcionar?
Se as tentativas iniciais não trouxerem bons resultados, é importante conversar com a instituição de ensino e entender as possibilidades de suporte profissional especializado. Em situações mais difíceis, a terapia cognitivo-comportamental e o acompanhamento médico podem ser boas saídas.
Mas se o problema persistir mesmo após todas essas medidas, talvez seja hora de procurar uma nova escola que atenda melhor às necessidades do seu filho.







