Lavínia Machado Cruvinel, uma menina de 10 anos que criou uma campanha nas redes sociais sobre a importância da doação de órgãos, passou por uma cirurgia de transplante de coração com sucesso nesta última terça-feira, dia 30 de maio. A jovem, natural de Medeiros, uma cidade do interior de Minas Gerais, estava na fila de espera por um novo coração há dois meses em um hospital em São Paulo.
De acordo com apurações do G1 São Paulo, a garota foi diagnosticada com miocardiopatia hipertrófica aos seis meses de idade, uma doença rara que causa o aumento do músculo cardíaco, dificultando o fluxo sanguíneo. Em março deste ano, após enfrentar desmaios e agravamento da doença, a menina foi internada na UTI de um hospital em São Paulo, aguardando por um doador compatível.
Sua família, engajada em campanhas de conscientização sobre doação de órgãos, iniciou uma corrente de sensibilização sobre o tema. Lavínia também usou as redes sociais para compartilhar sua jornada no hospital e falar sobre a importância de se tornar um doador.

Finalmente, no início desta semana, a menina recebeu a notícia tão esperada: um coração compatível estava disponível para o transplante. Antes de entrar na sala de cirurgia, ela compartilhou um vídeo emocionante nas redes sociais:
“Hoje, recebi o presente mais especial de toda a minha vida: uma família disse ‘sim’ para a doação de órgãos”, começou. “Meu coração está chegando, trazendo consigo muito amor. Esse amor vem de uma família que agora chora a perda de alguém muito querido. Expresso minha eterna gratidão por eles terem dito ‘sim’ pela minha vida”, afirmou Lavínia.
Confira o vídeo publicado no Instagram:
A cirurgia, que durou cerca de quatro horas, foi um sucesso. A mãe de Lavínia, Michelle Machado, informou que a previsão é que a menina permaneça internada por mais 30 dias. “A recuperação será dia após dia, com o corpo se adaptando a um coração forte e saudável, enquanto as medicações são ajustadas gradualmente”, afirmou. “Estou emocionada de gratidão a Deus por ter orquestrado tudo no momento certo e agradeço eternamente a todas as famílias doadoras que salvam vidas.” Lavínia precisou passar por uma cirurgia aos 3 anos para a instalação de um marca-passo, que agora foi removido com o transplante.
Veja o momento da cirurgia:
Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários