Stefanía Villamizar González, uma menina de 10 anos, morreu após ser infectada por uma ameba famosa por ser “comedora de cérebros”. A menina estava curtindo o período de férias com a família em um hotel localizado em Santa Maria, na Colômbia, quando contraiu o parasita Naegleria fowleri, que é comumente encontrado em águas doces e atinge o sistema nervoso central do ser humano.
Dois dias depois de contrair a ameba, Stefanía começou a apresentar alguns sintomas, como por exemplo febre e dor de ouvido. Informações divulgadas pelo ‘The Sun’ apontam que a menina apresentou melhora nos primeiros dias após receber um tratamento para infecção no ouvido, mas após duas semanas, ela começou a ter convulsões. Após 3 semanas, Stefanía foi levada ao hospital, mas acabou falecendo.

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?
Por conta do falecimento “rápido” da menina, o Instituto Nacional de Saúde da Colômbia decidiu investigar o caso e detectou que a morte aconteceu por conta de uma encefalite amebiana – uma rara infecção que atinge o sistema nervoso e possui uma chance de morte de 95%.
A mãe da menina, Tatiana González, acredita que a menina tenha contraído a ameba enquanto nadava na piscina do hotel onde estava com a família.

Ciclo de vida da ameba
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, os trofozoítos de Naegleria colonizam os tecidos das vias nasais, e depois invadem o cérebro e as meninges, com seu período de incubação sendo de três a sete dias dentro do hospedeiro.
A infecção por Naegleria ocorre através da entrada de água contaminada nas vias nasais, com maior frequência ao mergulhar ou nadar em águas doces com deficiência no saneamento básico.
Os principais sintomas conhecidos são dor de cabeça, náusea, vômito, cansaço, perda de atenção, epilepsia e alucinações. Os sinais e sintomas perduram por semanas; a morte pode ocorrer.