Emanuelly Sophia, de 4 anos, que vive em Recife, fez dois vídeos que foram postados no Instagram para falar sobre as comparações que eram feitas entre o cabelo e o bombril. No primeiro vídeo, a menina declarou: “Meu cabelo não é bombril, ele é bom e me faz brilhar”, mas mesmo depois do esclarecimento ainda surgiram comentários maldosos como: “É bombril sim”.

Adriana Vieira, fotógrafa de 32 anos mãe de Emanuelly ao ver o comentário preferiu não contar a menina para protegê-la, mas decidiu pedir para a filha fazer um novo vídeo como se fosse um modo de apoiar outra criança que tivesse sofrido um episódio de racismo.
O novo vídeo feito por Manu que teve a repercussão de 6 milhões de visualizações no Instagram e muito apoio nas redes sociais a pequena disse: “Esse cabelo aqui é cuidado, hidratado e cheiroso. Isso é um bombril, não é cheiroso, não é hidratado, isso aqui é para lavar panela”.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Léo Valente – Blog do Valente (@blogdovalente.com.br)
Mesmo com todo apoio dentro e fora da internet, ainda assim surgiram comentários desagradáveis como: “Não é bombril mesmo e todos nós sabemos! É uma comparação igual falar, usar e fazer um rabo de cavalo, é uma comparação! Porque na verdade é a coisa que mais se assemelha! Quer queiram quer não.” Em resposta a esse comentário a menina de 4 anos gravou outro vídeo reforçando: “Sua opinião ofensiva sobre o meu cabelo tem nome, sabe qual é? Racismo”.
A mãe, Adriana, fica chateada e lamenta os comentários feitos e que a filha tenha que passar por situações como essa. Ainda conta também sobre comentários de outras mães com filhos que têm cabelo cacheado que se inspiram na Manu.