Nickollas Grecco veio ao mundo com apenas cinco meses de gestação, pesava 500 gramas. A prematuridade do nascimento impediu a formação de suas retinas. Por isso, ele não enxerga. Foram quatro meses de internação no hospital. E só no fim do período ele ganhou uma mãe, Sílvia.
E a história envolveu o amor pelo Palmeiras. Sílvia passou a narrar os jogos para Nickollas: se ele não podia ver os lances, podia senti-los como poucos. A televisão acabou filmando o momento da narração e o vídeo viralizou.
E ele ganhou um presente especial do verdão neste Natal.
O torcedor ganhou diretamente das mãos do atacante Deyverson óculos adaptados que transformam imagens em áudio.
O momento foi gravado pela TV Palmeiras e postado no dia 25 de dezembro no Youtube. O presente do Palmeiras é uma parceria com a empresa Mais Autonomia Tecnologia Assistiva.
“Vou te dar um papo reto porque teu nome intriga. Sabe para quem eu vou entregar o óculos? É para meu parceiro Nicollas”, canta o jogador que também é conhecido fora do campo com ‘MC Deyvin’.
“É um equipamento que tem um dispositivo que captura imagens em uma máquina fotográfica. Essa fotografia é escaneada através de um computador e por fim tem o áudio. Você prende o equipamento nos óculos por um ímã e dessa forma consegue ler qualquer texto em qualquer superfície e distância”, explica Daron Sadka.
O óculos não apenas lê placas de ruas e livros em diversos idiomas, ele também captura rostos e nomeia, reconehce dinheiro, código de barra, produtos, cores.
Segundo o site Só noticia boa , os óculos foram testados pelo Royal National Theatre, de Londres, durante meses e anunciou que vai disponibilizar os óculos para todas as suas apresentações a partir de 2019, gratuitamente. E o fabricante espera que a tecnologia seja disponibilizada em breve em todos os cinemas do mundo.
Leia também:
Mãe narra jogo para o filho deficiente visual e vídeo faz sucesso nas redes
Menina ganha cachorro de presente de Natal dos pais e vídeo emocionante viraliza na internet