Heitor Ortiz, de apenas 10 anos, sensibilizou os internautas na última quarta-feira, 27 de novembro, depois de dar banho em uma árvore para salvá-la de envenenamento. A criança também mobilizou a família, pois alguém havia jogado óleo diesel no tronco, no bairro de Vilas Boas, em Campo Grande.
Ana Ribeiro, a tia do menino contou ao G1 que o sobrinho ficou revoltado quando viu a situação do ângico, árvore típica do cerrado brasileiro. “Ele ficou indignado com o que fizeram com a árvore. O Heitor chamou eu e a mãe dele e após pesquisarmos na internet, descobrimos que o detergente ajudaria a remover parte do óleo diesel”, explicou.
Após lavarem o tronco da árvore com água e detergente, o próprio Heitor decidiu escrever um bilhete para as pessoas que passassem no local. “Ele chegou a fazer alguns cartazes para dizer que aquela árvore estava em recuperação. Depois que lavamos parte dela [árvore], o cheiro diminuiu muito”.
Com os dizeres “nos ajuda, nós também temos vida”, o menino explicou que cada um precisa fazer a sua parte: “As árvores precisam ser ajudadas. Elas também têm vida. A gente veio aqui para dar um banho de água neste ângico e tentar tirar esse óleo que jogaram nela. Qualquer parte da natureza é importante para nossa vida”, disse.
A tia do menino ainda contou que ela estava fazendo caminhada quando viu o produto na árvore e desde o dia 27, Heitor e a mãe já deram três banhos para salvá-la do envenenamento. De acordo com Maércio Barbosa, delegado da Decat [Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista e Repressão ao Meio Ambiente], afirmou que jogar óleo diesel em árvores é um crime ambiental.
Leia também:
Meio ambiente agradece! Governo de SP proíbe canudos plásticos no Estado
Estudo mostra que contato com a natureza na infância pode diminuir chances de suicídio
A gente te dá mais motivos para curtir a natureza no fim de semana