Na última sexta-feira, 18 de novembro, uma criança haitiana de apenas 10 anos de idade foi encontrada nas ruas dormindo em uma casa de cachorro segundo a Polícia Militar. O caso aconteceu em Joinville, Florianópolis, Santa Catarina.
Os militares foram acionados às 6 da manhã para verificar suspeita de abandono de incapaz no local. Quando chegaram lá, viram o menino dentro da casinha, e relatam que ele reclamava do frio que sentia. A criança estava fora de casa desde domingo, 13 de novembro, de acordo com a prefeitura de Joinville ao Uol.

A Polícia Militar informou ao Uol que além da criança, todos os integrantes da família são imigrantes haitianos. O pai do menino abandou ele, os outros dois filhos e a esposa assim que chegaram na cidade, e desde então a família vive com a ajuda de serviços da prefeitura. O garoto, inclusive, recebe atendimento psiquiátrico e é acompanhado pelo Conselho Tutelar. Além de ser encontrado em situações precárias, ele tinha um ferimento no pé, que já recebeu o devido tratamento. O caso segue sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar.
Garoto de 6 anos é resgatado por polícia após ser vítima de abandono em apartamento
Polícia Militar resgatou uma criança de apenas 6 anos, vítima de abandono e maus-tratos no Distrito Federal, em Brasília. A mãe do garoto saia para o trabalho e deixava ele sozinho com um cachorro.
Os vizinhos da família começaram a perceber a situação e quando viram a Polícia Militar fazendo ronda pela região do Riacho Fundo 2, chamaram os oficiais para relatar o ocorrido. Os policiais chegaram no local e os moradores ajudaram eles a entrar no prédio e falar com a criança. O garoto então falou com a polícia e disse que ficava sozinho o dia inteiro e a mãe voltava de noite. Enquanto ele esperava o retorno dela, assistia televisão. No dia do resgate, o menino só tinha comido uma fruta.

Quando entraram na residência, os oficiais viram muita sujeira no apartamento, o chão do banheiro com muita água, partes do teto mofado e muitas fezes do animal de estimação espalhadas pela casa. O Major Michello contou para o Correio brasiliense da situação da casa: “Tinha cocô de cachorro para todo lado”. Analisando a situação, a Polícia Militar chamou o Conselho Tutelar e a Delegacia local investiga o caso como abandono de incapaz. Até a tarde de quarta-feira, 10 de julho, a mulher não se apresentou para a polícia. Já, a criança está com o pai, que não morava nesse apartamento. Eles irão para o conselho tutelar para que a criança receba acompanhamento.