Criança

Meu filho está com olheiras! Entenda se é normal, o que significa e saiba como tratar

shutterstock

Publicado em 11/01/2021, às 14h48 - Atualizado em 06/01/2023, às 11h10 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Você sabia que as crianças podem ter olheiras? Sejam elas por cansaço ou não, é preciso ficar alerta, pois podem significar que existe algo de errado com o corpo. Vale lembrar que em alguns casos, elas também podem estar ligadas à fatores genéticos e históricos familiares.

As causas do problema podem ir desde a má qualidade do sono a fatores genéticos (Foto: shutterstock)

Em uma conversa com a dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Maria Paula Del Nero, mãe de Gabriel e Giovana, tiramos as principais dúvidas sobre assunto, o que fazer e quando a família deve buscar a ajudar de um profissional.

Mas afinal, o que são as olheiras?

A especialista explica que as olheiras são manchas escurecidas que se formam ao redor dos olhos. “As olheiras nas crianças podem ser indícios de má qualidade do sono, reações alérgicas e rinites“, comenta sobre as possíveis causas do problema.

Crianças podem ter olheiras? Por que isso acontece?

Sim! Segundo Maria Paula Del Nero, os fatores podem ser diversos. “As crianças podem sim ter olheiras genéticas ou causada por processos alérgicos como, por exemplo, rinite e atopia. Algumas causas comuns são histórico familiar de olheiras, exaustão, falta de sono, alergias, coçar os olhos ou exposição excessiva ao sol”.

Ajuda médica

Se o problema aparecer, a dermatologista aconselha investigar a situação a partir de uma conversa com um especialista. Podem haver tratamentos no caso de alergias, falta de sono, déficits nutricionais ou ainda descobrir a causa por conta da genética e histórico familiar.

As olheiras podem ser caracterizadas por círculos escuros na região dos olhos (Fotos: Freepik)

Tratamentos na infância

Para amenizar os círculos escuros ao redor dos olhos, hidratantes infantis podem ser os mais indicados com o intuito de melhorar a aparência local. A partir dos 15 anos, caso o problema persista, a família pode recorrer a outros métodos.

Vale lembrar que procedimentos para tratar as olheira como, por exemplo, lasers e preenchimentos devem aguardar a finalização da formação da face, que acontece após os 15 anos de idade.

Maria Paula Del Nero contou ainda que os dois filhos possuem olheiras desde a infância. No caso de Giovana, de 7 anos, as olheiras são um fator genético e também causados pela má qualidade de sono. Já em Gabriel, atualmente com 17 anos, foi realizado o processo de QSwitch e preenchimento com ácido hialurônico aos 15 anos. “Isso teve uma melhora da aparência das olheiras e ele ainda mantêm com cremes próprios diariamente”.

Mais lidas

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

Notícias

Ex-jogador do Real Madrid descobre que não é pai da filha após tatuar o nome da bebê

Notícias

Filho caçula do cantor Leandro vai a festa de Maria Flor e chama atenção pela semelhança com o pai


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta Criança olheiras