Criança

Meu filho não tem amigos, e agora? Um guia para os pais

Créditos: Reprodução

Publicado em 24/05/2024, às 14h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Ensinar a criança a interagir socialmente e cultivar amizades é tão crucial quanto acompanhá-la no aprendizado do alfabeto ou nas tarefas diárias, como a hora do lanche. Embora algumas crianças demonstrem facilidade em estabelecer laços sociais, muitas apresentam timidez, exigindo um tempo maior para se adaptarem ao ambiente social. Ter amigos não só contribui para o bem-estar emocional da criança, mas também favorece seu desempenho escolar.

Crianças precisam fazer amigos durante a infância Créditos: Pixabay

 

A presença de amigos torna a criança mais à vontade em ambientes novos, como a pré-escola ou o jardim de infância, permitindo-lhe focar nas atividades propostas ao invés de preocupações sociais, destaca em entrevista à Parents Michele Borba, autora na área de desenvolvimento infantil. Além disso, as amizades estimulam a criatividade durante brincadeiras e jogos típicos da faixa etária dos 4 aos 5 anos, essenciais para o desenvolvimento da imaginação. Para auxiliar seu filho na construção de amizades sólidas, apresentamos algumas estratégias eficazes:

Dê um bom exemplo de socialização

Crianças aprendem observando os adultos. Margareth Sheridan, especialista em desenvolvimento humano da Faculdade de Connecticut, ressalta a importância de demonstrar atitudes amistosas no dia a dia. Permita que seu filho veja como você interage com outros adultos e convide amigos para sua casa, mostrando a importância de manter relações saudáveis.

Leia histórias infantis sobre o tema

Ler histórias infantis pode ajudar a criança a fazer amigos Créditos: Freepik

 

Histórias e contos sobre amizade são excelentes recursos para ensinar sobre o valor dos laços sociais. Ao ler para seu filho, discuta as atitudes positivas entre os personagens e como essas podem ser aplicadas na vida real. Exemplos práticos, como o apoio mútuo entre os Três Porquinhos, ilustram bem o conceito de camaradagem.

Dê suporte prático

Encoraje seu filho a cumprimentar pessoas e a se abrir para novas interações sociais, sem pressioná-lo a adotar um comportamento que não condiz com sua personalidade. Incentivar pequenas conversas pode abrir portas para amizades significativas.

Esteja em um ambiente cercado por crianças

A exposição a ambientes onde há crianças da mesma idade é fundamental. Lois Stephenson, líder no campo do cuidado infantil na Carolina do Norte, enfatiza a importância de proporcionar momentos de brincadeira coletiva fora do ambiente escolar, como em parquinhos ou festas de aniversário.

Preparar um ambiente com outras crianças pode ajudar nas relações do seu filho Créditos: Frepik

 

Deixe o seu filho livre para explorar temas que lhe interessem

Amizades frequentemente surgem e se fortalecem por meio de interesses compartilhados. Apresente seu filho a grupos e atividades que reflitam seus gostos pessoais, seja na leitura, esporte ou artes. Lembre-o da importância de qualidades como generosidade, escuta ativa e respeito mútuo nas relações.

Amizade verdadeira: como ensinar sobre essa relação para o seu filho de maneira simples

A socialização começa na primeira infância, quando os bebês choram, sorriem e cochicham para seus pais e cuidadores. A amizade evolui naturalmente a partir dessas primeiras expressões. Esse relacionamento evolui tão naturalmente que os adultos nem sempre tiram tempo para explicar o conceito aos filhos até que tenham sua primeira briga ou separação entre amigos.

Saiba quando intervir na amizade do seu filho Créditos: Freepik

 

“Dar um rótulo à [amizade] desde o início [dá] às crianças uma maior compreensão de si mesmas e de seus colegas”, diz Molly O’Shea, médica pediatra da Goldfish Swim School, uma escola de natação em Bloomfield Township, Michigan, nos Estados Unidos. Hoje, dia 18 de abril, é o Dia do Amigo e, mais do que nunca, te ajudamos com dicas para conversar com seu filho sobre o tema desde cedo!

Saiba quando orientar e quando intervir nas relações do seu filho

Amigos de verdade trazem o melhor uns dos outros. Dizer algo como: “Quando você brinca com o João, seu professor diz que você está fazendo um bom trabalho ou você se mete em problemas?” pode ajudar seu filho a descobrir se a amizade está trazendo o que há de melhor nele ou não.

Ou, depois que seu filho passar um tempo com alguém, pergunte como ele se sentiu. Você pode ser mais direto se seu filho for mais velho, enfatizando que as amizades devem ser vias de mão dupla e perguntando se tal relacionamento está sendo positivo, diz a Dra. O’Shea.

À medida que seu filho começa a brincar e a frequentar a escola, ele pode falar com você sobre os problemas que está tendo com outras pessoas. Tente resistir a “consertar” tudo logo de cara. “Na primeira ou nas duas primeiras vezes que seu filho vem até você com uma reclamação sobre algo que aconteceu com um amigo, pode ser bom apenas ouvir e dizer: ‘O que você acha que deveria fazer na próxima vez?’. Esta pergunta capacita seu filho a assumir a responsabilidade por suas amizades”, aconselha ela.

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
Desenvolvimento desenvolvimento infantil infância amizade amigos