Criança

Motorista de ônibus escolar ensina crianças a ler e vira sensação entre alunos

Motorista de ônibus escolar ensina crianças a ler e vira sensação entre alunos (Foto: Reprodução/

Publicado em 31/12/2022, às 08h29 - Atualizado às 08h38 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Herman Cruse, de 55 anos, é um motorista de ônibus escolar que aproveita as rotas que faz todos os dias para buscar  os alunos e também ensinar as crianças a ler e escrever!

Motorista de ônibus escolar ensina crianças a ler e vira sensação entre alunos (Foto: Reprodução/Washigton Post)

A iniciativa começou quando ele notou que um aluno do jardim de infância parecia um pouco triste e indisposto durante o trajeto para escola. O motivo era que a criança estava com dificuldades na leitura, então decidiu que iria ajudá-lo.

Herman recebeu permissão do professor da criança de 6 anos, Alex Bakley, para aparecer na sala de aula na semana seguinte. Ele lembra que a primeira criança não conseguia ler e nem escrever direito porque os pais estavam ocupados com seus quatro irmãos em casa. “Os motoristas de ônibus são os olhos e os ouvidos dos alunos quando estão longe de casa […] Temos um dom incrível para discernir o que as crianças estão sentindo”, disse ele ao Washigton Post.

O motorista conta que disse ao aluno que ele tinha um tempo livre e, que se ele não se importasse, gostaria de ir à escola e ler com o garoto. O menino não recusou a proposta e então começaram as “aulas”. “Fomos para um canto sossegado e começamos a ler juntos”, disse o motorista. “Era um livro chamado ‘I Like Lunch’, sobre um menino que gosta de sanduíches, um menino que gosta de maçãs, um menino que gosta de biscoitos e um menino que gosta de leite”, conta.

Depois desse aluno, muitas outras crianças pediram ajuda a Herman, que não exitou em auxiliar a todos. “Um segundo aluno quis ler para mim, depois um terceiro. Todas essas crianças iam ao professor perguntando: ‘Posso ler com o Sr. Herman?’”, finalizou.

O motorista explicou que quando a história se espalhou, ele passou a receber telefonema dos pais, pedindo que ajudassem outros estudantes. Como ele transporta alunos de várias idades, passou a utilizar o tempo do trajeto para criar atividades entre eles. Hoje o motorista tem 18 alunos do jardim de infância com escrita e outra turma do jardim de infância com leitura. As “aulas” acontecem dois dias por semana e, no terceiro dia, ele dá aulas particulares aos alunos da primeira e segunda séries da escola, sem cobrar nada.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
Criança aprendizado ensinar Ler e escrever motorista de ônibus