Criança

Dia do Beijo: entenda por que você não deve beijar a boca do seu filho

Shutterstock

Publicado em 13/04/2023, às 09h13 - Atualizado em 20/04/2023, às 11h50 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nesta quinta-feira, 13 de abril, é comemorado o Dia do Beijo! Ao certo, não se sabe muito bem como a data passou a ser celebrada, mas é estimado que tenha surgido na Itália em 1882. Apesar de ser um ato de carinho, você sabia que a partir do beijo podem se passar mais de 250 mil bactérias?

Em 2016, a ex-Spice Girl, Victoria Beckham, mãe de Brooklyn, Harper, Romeo e Cruz, acabou causando polêmica ao compartilhar uma foto beijando a caçula no aniversário de cinco anos da menina. Na época, Victoria Beckham chegou a se justificar que o beijo na filha, Harper, acontece porque a família é muito afetuosa e seria uma ato de demonstrar amor, proteção, carinho e suporte. Mas, apesar disso, a foto recebeu diversos comentários negativos de pessoas que não aprovam a atitude. No Brasil, diversas famosas também já compartilharam fotos beijando a filha na boca e, aqui na Pais&Filhos, reforçamos: criança não beija na boca!

Para entender melhor sobre o tema, conversamos com a psicóloga Betty Monteiro, mãe de Gabriela, Samuel, Tarsila e Francisco, que também acredita que o comportamento deve ser evitado. “Teoricamente, pode haver uma erotização. Na cabeça de alguns adultos, existe um desejo inconsciente por crianças”, afirma a especialista. Isso pode fazer com que a criança não consiga no futuro diferenciar um beijo inocente dado pelos pais ou uma tentativa de abuso por um estranho, por exemplo.

O Dia do Beijo é comemorado mundialmente no dia 13 de abril (Foto: Shutterstock)

Por mais que o beijo seja inocente, é preciso ficar de olho quanto ao risco da banalização do carinho e do sexo, que são assuntos muito íntimos, de acordo com a psicóloga. “Não cumprimentamos as pessoas com beijo na boca”, comenta.  Não é bom que a criança aprenda que o beijo na boca é uma coisa sem importância. A prática pode causar, inclusive, um conflito na cabeça da menina ou do menino e prejudicar o desenvolvimento. Mãe e pai não podem ser padrão de sexualidade dos filhos.

Já quanto à saúde, a prática em si não oferece riscos, mas se o pai ou mãe tiver uma doença que seja contagiosa, como gripe, pode passar para a criança, de acordo com o pediatra Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, e colunista da Pais&Filhos.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Comportamento pfnoinsta Desenvolvimento dia do beijo