
A Mobilização Nacional de Vacina contra o Sarampo termina nesta sexta-feira, 13 de maço, no entanto o objetivo de vacinar mais de 3 milhões de pessoas ainda está longe de ser alcançado. O projeto que tem como objetivo conscientizar a faixa etária de 5 a 19 anos, pois são as crianças que apresentam maior índice de terem complicações severas.
A campanha que iniciou em 10 de fevereiro resultou em 156,1 mil de pessoas vacinadas. Pensando nisso esse ano o Ministério da Saúde enviou 9% a mais de doses de vacina, do que foram requeridas por cada estado.
Apesar do coronavírus ter levado o mundo inteiro em alerta emergencial, o sarampo é uma questão que vem se tornando uma preocupação para as instituições de saúde brasileiras. O vírus pode ser transmitido a metros de distância do infectado pelo ar, ou seja pela tosse, fala, espiro e até mesmo respirar, é um alerta. Uma pessoa infectada pode até mesmo transmitir para até 18 outras pessoas que não estejam vacinadas.
Em agosto de 2019 foi colocado em prática o projeto ‘dose zero’, que obriga todas as crianças de 6 meses até menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo. Todos os postos de saúde do país estarão disponíveis o ano inteiro para aplicação da vacina.
De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado em 4 de março desse ano, atualmente se tem 338 casos confirmados de infectados, sendo sua maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro.