Algo que ninguém gosta de sentir é o nariz seco, não é mesmo? Apesar de muitas vezes ser relacionado apenas ao tempo seco, ele possui outras causas que podem passar despercebidas. Para poder chegar no melhor tratamento para o nariz seco, é necessário entender o que causa esse incômodo.

O nariz é a porta de entrada para o ar em nosso corpo, é nele que o ar é aquecido e, de certa forma, filtrado, já que bactérias, vírus e outros poluentes são deixados para trás. Além disso, o nariz faz parte da cavidade nasal junto com os seios paranasais (também chamados de seios da face) são revestidos por um tecido que é responsável por produzir muco, que faz com que o nariz fique hidratado e também impeça bactérias de passar.
Contudo, se esse tecido não continuar com a produção desse muco, tanto o nariz quanto os seios paranasais poderão ficar secos, levando a um desconforto nas vias respiratórias. Algumas pessoas até mesmo podem sofrer com sangramentos nasais e sinusite. A causa mais comum a ser associada com o nariz seco é o ar; a Organização Mundial da Saúde afirma que a umidade ideal do ar para se ter uma boa respiração é acima de 30%, mas todos sabemos que nem sempre é essa a condição climática em que vivemos.
Causas do nariz seco
Como já foi dito anteriormente, existem diversas causas para o nariz seco. Uma causa que é muito experienciada por pessoas que trabalham em escritórios é a de uso de ar condicionado ou aquecedores de ambientes. O uso excessivo dos dois (que são usados todos os dias, o dia inteiro em locais de trabalho) faz com que o ar fique mais seco do que o normal.
Além disso, medicamentos como anti-histamínicos e descongestionantes. Alguns outros medicamentos também podem reduzir a quantidade da produção de muco, como medicamentos para controle de acne. Junto desses fatores, a baixa ingestão de líquidos, especialmente água, o que é muito comum no caso de idosos, é um agente causador de nariz seco.








