A novela “As Aventuras de Poliana”, do SBT, esteve envolvida em uma polêmica por conta de uma cena que falava sobre racismo. Nela, a aluna Kessya, interpretada por Duda Pimenta, argumenta que apenas está sendo acusada de vandalismo por conta de sua cor.
Na história, enquanto conversa com a coordenadora da escola, Helô, personagem de Eliana de Souza, a menina comenta: “Se fosse uma menina branca, todo mundo ia acreditar que não tinha sido ela”. Mas a justificativa da coordenadora não agradou o público: “O racismo está na nossa cabeça”.
A cena gerou discussão na internet por dar a entender que a existência do racismo é culpa dos próprios negros. Após saber da repercussão, a autora da novela, Íris Abravanel, se posicionou sobre o assunto em um encontro com jornalistas na última quinta-feira (13): “Fiquei triste. Tive que aprender a perdoar. É o principal. Quando você perdoa, você se coloca no lugar da pessoa e passa a entender melhor”.
Ela acrescentou que essa é a única forma de trabalhar com o amor: “O amor não tem cor, não tem idade, não tem defeito físico, não tem nada. Quando você tem amor você não pensa coisas. Acho que o amor é tão mais importante, mesmo com as críticas o meu amor é maior”. Além disso, disse que essa situação serviu como um alerta para ela tomar cuidado com as palavras, até porque não teve a intenção de machucar alguém.
Leia também:
Luana Piovani posta foto dos filhos no banho e causa polêmica
Professora faz contrato sobre regras com os alunos e causa polêmica na internet
Mãe cria solução polêmica para acabar com a birra do filho e publicação bomba na internet