As crianças amam tudo o que envolve água, não é mesmo? Mas essas brincadeiras não são só divertidas — elas também podem trazer benefícios para o desenvolvimento cognitivo e físico.
Desde que o seu filho esteja sempre acompanhado de um adulto responsável, esses momentos na água conseguem ensinar muito a ele.
Logo abaixo, você confere os benefícios das brincadeiras aquáticas e alguns exemplos que as crianças vão adorar! As informações são do site americano Parents, referência em parentalidade.
Quais são os benefícios?
“Brincar com água é uma excelente atividade sensório-motora, e as crianças acham muito divertido”, diz Lee Scott, presidente do Conselho Consultivo Educacional da The Goddard School.
A especialista também explica que a diversão aquática ajuda as crianças a desenvolver habilidades de exploração científica e expressão criativa.
Além disso, brincar na água pode contribuir para as capacidades linguísticas e socioemocionais do seu filho!
Boiar e afundar
Fazer um experimento de boiar e afundar é uma ótima forma de ensinar o conceito de densidade às crianças.
Para brincar, separe objetos diferentes e coloque-os na água. Assim, seu filho consegue observar quais deles boiam e quais afundam.
Ele também pode aproveitar o contato com diferentes texturas, dependendo dos itens que você escolher.
Evaporação
Para ensinar evaporação, dá para investir em pinturas com água! É bem simples de fazer: é só dar um balde cheio e um pincel para a criança.
A partir disso, ela pode fazer diversos desenhos usando apenas o líquido como material. Logo após, o intuito é que ela veja as pinturas secarem com a ação do sol.
Para dar certo, é impotante estar em um ambiente ensolarado onde seja permitido molhar o chão.
Filtração
Essa atividade é super recomendada para crianças de até 6 anos. Comece misturando diferentes substâncias à água, como areia e terra, para deixá-la “suja”.
Depois, pegue um filtro de café ou um pano fino e passe a água pelo utensílio. Seu filho vai adorar ver como ela sai limpinha!
Mas lembre-se: é muito importante fazer essa atividade dentro de uma pia ou em algum ambiente externo para não sujar a sua casa.
O funcionamento das represas
Se o papel das represas é reter água, seu filho pode se divertir criando uma mini represa! Incentive-o a cavar um pequeno canal na terra e enchê-lo de água.
Assim, ele pode separar o líquido usando areia, pedras ou o que a criatividade mandar! O importante é que a água não passe pelos objetos que a criança escolher.
Porém, eles também precisam ser de fácil remoção. Dessa forma, seu filho pode observar o fluxo de água voltando a correr normalmente.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Estudo revela a influência das redes sociais na formação da personalidade de crianças
- Dicas para seu filho desconectar das telas









