Existe uma ideia muito comum de que, ao completar seis anos, seu filho precisa “crescer” de repente. A agenda fica mais apertada, o tempo para brincar diminui, e as cobranças aumentam. Mas será que isso é realmente necessário? Para a Global Me School, uma Escola da Infância completa, a resposta é clara: não.
Com uma proposta pedagógica bilíngue, inspirada na abordagem Reggio Emilia e candidata à certificação do Programa de Anos Iniciais do Bacharelado Internacional (IB PYP), a escola reafirma seu compromisso de respeitar o tempo da infância também nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E mostra que é possível manter o encantamento e a curiosidade da criança enquanto se constrói uma base sólida para o futuro.
Mais do que ensinar: formar com propósito, beleza e profundidade
Na Global Me School, as crianças não são vistas como “alunos em treinamento” para a próxima etapa da vida, mas como protagonistas do agora. “Queremos uma escola onde a infância não tem prazo de validade, mas sim continuidade, profundidade e beleza. Dessa forma, podemos considerar que quem ‘ganha’ não é quem chega primeiro, mas quem chega melhor preparado para lidar com as situações da vida real”, explica Tais Romero, Diretora Pedagógica da Global Me School na Inspira Rede de Educadores.
Por isso, a infância continua sendo respeitada no Ensino Fundamental, com espaço para brincadeiras, criação, investigação e afeto. Tudo isso com profundidade e embasamento científico. Afinal, como apontam as neurociências, o cérebro infantil está em plena construção nessa fase — e continua precisando de vínculos, experiências reais e significado para aprender.

Reggio Emilia e IB PYP: uma escola que se adapta à criança
Inspirada na filosofia de Reggio Emilia, a Global Me School entende a criança como potente, curiosa e cheia de linguagens para se expressar. Aqui, aprender não é repetir, mas construir sentido por meio de perguntas, diálogos, investigações e vivências.
O currículo do IB PYP reforça essa proposta, valorizando o protagonismo infantil e a aprendizagem por meio de projetos com propósito. A leitura e a escrita surgem em contextos reais; a matemática, em jogos, receitas e maquetes; a ciência, nas perguntas do dia a dia, como “por que o céu muda de cor?” ou “como nascem os vulcões?”.
Brincar também é aprender (e muito)
Na Global Me School, brincar não é “perda de tempo”. Pelo contrário: é uma linguagem poderosa de aprendizagem. Brincar com regras ensina convivência. Brincar com histórias desenvolve repertório. E brincar com liberdade nutre a imaginação, a autoestima e o raciocínio.
Essa visão está alinhada com os princípios tanto de Reggio Emilia quanto do IB, que entendem o brincar como parte essencial da vida intelectual e emocional da criança, inclusive no Ensino Fundamental.
Uma escola para quem quer manter viva a essência da infância
A proposta da Global Me School é clara: uma escola que se adapta à criança, e não o contrário. Um ambiente que acolhe, escuta, provoca, desafia com respeito e ensina com afeto. Onde a infância não tem prazo de validade, mas segue presente em cada fase do desenvolvimento.
“Não tenham pressa. O tempo da infância é sagrado. E uma escola que o respeita é uma escola que forma seres humanos inteiros, confiantes e felizes — prontos para o mundo, mas enraizados em sua própria infância”, afirma Tais Romero.
Um mundo de descobertas
A Global Me School é uma Escola da Infância bilíngue localizada em São Paulo, com unidades nos bairros do Itaim Bibi e Jardins, e turmas que vão do berçário (Seeds) até o 5º ano do Ensino Fundamental. Com uma proposta pedagógica inspirada na abordagem Reggio Emilia e candidata à certificação IB PYP, a escola valoriza o tempo e as linguagens da infância em todas as etapas, preparando crianças para o mundo com curiosidade, autonomia e profundidade.Para saber mais, siga @globalme.school no Instagram, ou acesse o site https://globalme.com.br/