Em comemoração ao centenário de nascimento do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, a música Asa Branca ganha uma versão ilustrada por Rogério Soud no livro O voo da Asa Branca. O ilustrador carioca traz versos da toada nordestina, composta há mais de 60 anos em parceria com o autor Humberto Teixeira.
Serviço
- Livro: O voo da Asa Branca
- Autor e ilustrador: Rogério Soud
- Editora: Prumo
- Preço: R$ 31,90
Pensando sobre leitura, não é novidade que o hábito é importante para o nosso desenvolvimento e o quanto antes esse incentivo começar, melhor! Maíla Sandoval, da equipe pedagógica do Jornal Joca, compartilhou com a gente qual o tipo de leitura indicada para cada criança de acordo com a idade.
2 aos 5 anos: “Nessa idade, a criança está começando a assimilar, ainda que de forma bastante abstrata, as peculiaridades do mundo exterior”, afirma Maíla. Por isso o contato com a realidade deve ser valorizado e estimulado. Na hora de escolher um livro, fique atento à capacidade de entendimento do seu filho. “É comum as crianças apresentarem certa dificuldade em acompanhar histórias relativamente complexas com começo, meio e fim”, comenta.
5 aos 9 anos: Nessa fase a criança se envolve mais com a fantasia. “É um ótimo momento para inserir as fábulas, contos, enredos lendários e textos simples que abordem tudo que é ‘mágico’, incentivando a imaginação”, aconselha Maíla.
9 aos 12 anos: Tudo aquilo que é concreto chama mais atenção nessa fase. “É o momento de começar a orientar com mais firmeza e propriedade sobre tudo aquilo que é físico, buscando criar ligações entre o nosso cotidiano e os livros”, recomenda a especialista. Mas não é necessário tirar as histórias mágicas e de fantasia.