Uma mulher de 28 anos e um homem de 44, são presos em Planaltina de Goiás, que se localiza no entorno do Distrito Federal, são acusados de abandono de menor ao encontrarem filho do casal de dois anos de idade com lesões no corpo causadas por falta de higiene abandonado circulando nas ruas da cidade.
A denúncia do abandono foi feita por um homem que passava na rua perto de um bar do Setor Jardim Paquetá, na quarta-feira, dia 31, quando viu o menino andando sozinho e imediatamente chamou a polícia. O delegado Thiago César está cuidando do caso e detalhou que após uma análise feita pelo Conselho Tutelar, a criança estava com diversos ferimentos por todo o corpo que são causados por bactérias, parasitas e fungos devido a má higiene e falta de cuidados. Além das condições das roupas usadas pelo menino no momento que estavam sujas e com alguns defeitos.

Além disso, o delegado também alegou que os pais do menino, que assim como o filho não tiveram os nomes revelados, são usuários de drogas, o que foi confirmado no depoimento. “Os pais são usuários de drogas em grau avançado do vício, chega a ser um problema de saúde pública. A mãe não conseguiu prestar depoimento após ser presa, mal conseguia se expressar e teve surtos. O homem também não falou nada”, explica o delegado.

O Conselho Tutelar após a análise e liberação das autoridades policiais, decidiram levar o menino para um abrigo temporário que fica também na cidade de Planaltina. A conclusão do caso foi que algum parente de primeiro grau como tios ou avós vão ser acionados para que ocorra o acolhimento do menino e também serão analisados fatores como a condição de vida que o menino passará a ter.