• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Criança

Pesquisa revela o que as crianças querem aprender na escola

Por Adriana Cury
29/12/2015
Em Criança
Sabem o que querem 1

Sabem o que querem 1 Foto: Shutterstock

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Referências em Educação Integral, iniciativa voltada para pesquisas e desenvolvimento apoiada pelo Ministério da Educação, mostrou que as crianças, desde o início da idade escolar, já sabem o que querem aprender nas escolas.

Obviamente, eles absorvem da sala de aula o que faz sentido para eles no dia a dia, seja na hora de cumprir tarefas diárias, como amarrar os sapatos ou escovar os dentes, seja na hora de brincar.

Marcelo Bueno, pai de Enrique, é educador e diretor pedagógico da Escola Estilo de Aprender. De acordo com sua experiência, o que falta para a escola é ser um lugar de questionamento e não apenas de respostas.

A escola precisa aprender a ouvir as crianças, deve abrir um canal de diálogo que se torne natural ao longo dos anos. Por isso, uma aula nunca pode ser igual à outra, mesmo que seja para crianças da mesma idade, na mesma série, só que em salas diferentes.

LeiaMais

Erik Hörner fala sobre o papel da escola como rede de apoio no 19° Seminário Pais&Filhos

Erik Hörner fala sobre o papel da escola como rede de apoio no 19° Seminário Pais&Filhos

12 de agosto de 2025
Confira tudo que rolou no bate-papo “Síndrome da Perfeição”com Silvia Lobo e Valesca Karsten

Confira tudo que rolou no bate-papo “Síndrome da Perfeição”com Silvia Lobo e Valesca Karsten

12 de agosto de 2025
Erik Hörner - Colégio Humboldt

Erik Hörner leva Colégio Humboldt em bate-papo sobre a escola como rede de apoio no 19° Seminário Pais&Filhos

7 de agosto de 2025
Quando começar a bater na porta do quarto das crianças? Saiba a idade certa

Por que é importante estabelecer limites para as crianças?

3 de agosto de 2025

Leia também

Por que meu filho se comporta diferente na escola e em casa?

“A maior aula do mundo”: conheça o plano de aulas universal da ONU para crianças

Como preparar seu filho – e a família – para a mudança de escola no meio do ano

Isso é feito de quê?

A aula começa a acontecer de verdade quando os alunos participam da sua construção. E ouvi-los é muito importante para que os professores consigam casar os interesses dos alunos com o que a escola prevê como conteúdo apropriado. Marcelo Bueno nos dá uma luz: a criança aprende a importância da vida quando damos importância a ela.

Por isso, o aprendizado deve ser transformador, para que os alunos também transformem o meio onde vivem. Na pesquisa, foram entrevistadas crianças de todo o país, de idades variadas. O objetivo aqui não era ter um rigor científico, era ouvir as crianças e as suas expectativas em relação à sala de aula. Davi, de 8 anos, mora em Belo Horizonte.

Ele quer aprender como funciona um ímã, conteúdo que só vai ser ensinado alguns anos depois. Mas será mesmo que o professor não pode aproveitar esse desejo para explicar o que é atração e repulsão?

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Amanda, irmã de Davi com 5 anos de idade, quer saber como é a parte funda do mar. Que tal explicar para ela que o mar é mais profundo do que imaginamos e por isso nenhum ser humano nunca chegou ao fundo do mar?

Trabalhar com crianças também é lidar com o imprevisível, principalmente nessa fase de experimentação e descoberta. A escola é um lugar de controle: controle do espaço, controle do tempo, controle da experimentação. Por isso, as crianças querem aprender o que a escola não pode ensinar.

Yasmim, paulistana de 5 anos, quer aprender a fazer letra de mão, andar de skate e fazer crochê. Olha quanta curiosidade que pode render aulas de redação, educação física, artes, cultura pop, história… Tanta coisa que pode trazer significado ao aprendizado de Yasmim e transformar a obrigação de ir à escola em prazer de aprender.

Julio Cesar, de 10 anos, mora em Rondônia e quer aprender as matérias convencionais: português, matemática, informática e… filosofia! Também é importante que a escola ouça as crianças para não subestimá-las, para que a construção do conhecimento adquira cada vez mais sentido.

“Leitura Desde o Berço”: saiba porque essa inciativa é tão importante

Só quem experimenta, aprende de verdade!

Tags: Educação
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO

Sinais de que seu filho está com gases e como resolver

Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio
Famosos

Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

Por Marilia Navarro
19 de setembro de 2025
0

Após mais uma rodada de gravações da nova edição do Dança dos Famosos 2025, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima aproveitaram...

Leia maisDetails
Receita fácil de mini torta de oreo: aprenda a fazer

Receita fácil de mini torta de Oreo: aprenda a fazer

19 de setembro de 2025
beijinho na forrma

Receita simples para crianças: beijinho de leite em pó

19 de setembro de 2025
quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
Receita de Chá de Capim-Limão: benefícios e como fazer.

Receita de chá de capim-limão: benefícios e como fazer

19 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.