Publicado em 26/07/2018, às 13h51 por Redação Pais&Filhos
Qual foi a última vez que você pegou lápis e caneta para escrever algo que não seja apenas um bilhete? É bem provável que sua escrita aconteça na maior parte do tempo em um meio digital, já que passamos horas digitando em computadores, celulares ou tablets. E, por isso, de acordo com médicos ingleses, as crianças têm cada vez mais dificuldade em segurar lápis e canetas, pelo grande uso de tecnologia. Quando usados com muita frequência esses acessórios podem fazer com que os músculos dos dedos das crianças não se desenvolvam o suficiente para que elas consigam segurar um lápis do jeito certo.
A pesquisa foi feita por pediatras e terapeutas da Fundação Heart of England, do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra. “As crianças que estão começando a ir à escola não têm mais a mesma força e destreza nas mãos como víamos há 10 anos. Para poder segurar um lápis e movê-lo corretamente é preciso um forte controle sobre os movimentos finos e nos músculos dos dedos”, explicou Sally Payne, terapeuta ocupacional pediátrica.
Segundo os pesquisadores, os pais acreditam que é mais fácil dar um tablet a uma criança do que encorajá-la a treinar os músculos brincando de empilhar blocos, cortar e esticar ou de puxar brinquedos e cordas, por exemplo. Por isso, elas não estão desenvolvendo as habilidades necessárias para segurar um lápis.
O problema já afetou muitas crianças do Reino Unido, como Patrick, de 6 anos, que faz sessões semanais com uma terapeuta ocupacional para resolver a dificuldade. “Olhando para trás, vejo que dei muitos itens tecnológicos para Patrick brincar, excluindo os brinquedos mais tradicionais. Quando ele entrou na escola, os professores me chamaram e mostraram preocupação: ele segurava o lápis como um homem das cavernas. Ele simplesmente não conseguia segurar de outra maneira e, consequentemente, não conseguia aprender a escrever porque não consegue manejar o lápis com precisão”, disse a mãe do menino, Laura, em entrevista ao jornal The Guardian.
“É inegável que a tecnologia mudou o mundo em que nossas crianças estão se desenvolvendo. E apesar de existir aspectos positivos desse novo uso, há também os impactos de uma vida mais sedentária e baseada em interações virtuais, com crianças passando tempo conectadas dentro de casa e menos tempo em espaços ao ar livre”, concluiu a especialista.
Leia também:
Finlândia irá substituir escrita à mão por digitação nas escolas primárias
Tecnologia na escola: digitar em vez de escrever pode prejudicar o aprendizado?
Neurociência prova que crianças precisam brincar ao ar livre
Aqui não! Como proteger a privacidade dos seus filhos no mundo digital
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Notícias
Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"