
Na manhã da última terça-feira, 10 de setembro, uma equipe de policiais realizou um gesto que arrancou suspiros na internet. Daniel Nahin Ramos Moreira, de 2 anos e 1 mês, é autista e precisou visitar o Instituto de Identificação de Goiás para recolher as digitais para a carteira de identidade.
No vídeo, é possível ver os policiais dançando e cantando “Baby Shark” para deixar o garoto mais confortável. A mãe, Lorena Ramos Ferreira, de 35 anos, ficou admirada com a atitude e explicou que o filho tem restrição ao toque. Antes de sair de casa ela teve dúvidas se conseguiria que realizassem o registro. Para assistir ao vídeo, clique aqui.
“Fiquei imensamente surpresa com a atenção prestada a nós por parte dos policiais civis. Foi uma abordagem tão tranquila, com total atenção e paciência que cedeu a barreira entre eles e a criança”, contou a mãe ao portal do G1. Daniel foi diagnosticado com autismo aos 18 meses de idade e Lorena explicou mais sobre o caso do filho: “Ele não fala, tem dificuldade de desenvolvimento pessoal, várias estereotipias e dificuldade de socialização. Ele se enquadra no nível 2 moderado. Não gosta de ser tocado, principalmente por pessoas desconhecidas”.

Um dos policiais contou sobre Daniel em entrevista ao site: “Sempre que a gente recebe uma criança que merece uma atenção especial, a gente pergunta para a família do que eles gostam. A mãe do Daniel disse que ele gosta do ‘Baby Shark‘, então resolvemos colocar o vídeo. Como não estava dando certo, a gente começou a cantar e dançar”.
Lorena participa de um grupo para mães no Facebook e fez questão de elogiar a atitude da equipe, dizendo que teve uma ótima experiência no Instituto: “Falei no grupo que estão com todo o aparato necessário para receber nossas crianças”.
Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:
Leia mais:
Mãe agradece Branca de Neve após reação carinhosa ao ver crise de criança autista
Mãe agradece comissários depois do filho autista deitar no corredor do avião