Publicado em 20/07/2018, às 16h31 - Atualizado às 17h21 por Gabrielle Molento, Filha de Claudia e Pedro
A infância é uma fase que determina muitas coisas ao longo da vida, como, por exemplo, o nosso comportamento e maneiras de lidar com frustrações. Um estudo conduzido por profissionais do núcleo de medicina pediátrica da Universidade da Califórnia (UCLA)mostrou que traumas sofridos na infância podem, sim, acarretar em danos que podem se estender por gerações.
A pesquisa foi feita da seguinte forma: Primeiramente, os pais responderam se tinham passado por eventos traumáticos como, por exemplo: abuso físico,emocionalou sexual; negligência; ter testemunhado violência ou uso de drogas em casa; ter tido pai ou mãe com doença psicológica; ter um dos pais ausentes, por divórcio, abandono ou morte.
Já a análise comportamental das crianças se baseou em um Índice de Problemas Comportamentais (BPI, na sigla em inglês). Mas o que é isso? Um questionário com 30 perguntas respondido pelos pais na pesquisa de 2014 sobre seus filhos, que avalia a existência e nível dos problemas de uma criança ou adolescente. Ele avalia algumas características, como: autocontrole, persistência, autoestima, capacidade de interação social e conformismo.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram dados do Panel Study of Income Dynamics (PSID) de 2013, um censo que reúne dados socioeconômicos, demográficos e de saúde dos moradores dos Estados Unidos – parecido com a PNAD contínua do IBGE – e de um complemento feito no ano seguinte, a Child Development Supplement (CDS). Foram 2.903 crianças analisadas, de 0 a 17 anos, todas cujo pai ou mãe haviam respondido a PSID.
Ufa! Depois que todos esses dados foram coletados, os pesquisadores viram os resultados e descobriram que os pais que tiveram algum trauma na infância costumam ter filhos com mais problemas psicológicos. Para chegar a essa conclusão, foram consideradas algumas diferenças, como situação econômica, etnia e nível de escolaridade.
O estudo mostrou que as crianças tendem a ser mais afetadas negativamente quando foram suas mãe que passaram por traumas, e não os pais. Os pesquisadores acreditam que isso acontece porque, na maioria das vezes, a mãe é a principal responsável pelo cuidado dos filhos. Esse estudo foi o primeiro a analisar a relação entre eventos traumáticos na infância dos pais e a saúde mental de seus filhos, e os autores querem aprofundar esse estudo.
Leia mais:
5 feridas da infância que continuam a nos machucar na fase adulta
Saiba como sua gravidez influencia na personalidade do bebê
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Notícias
Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"