Robson Luiz de Souza é um tecnólogo em radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que criou máscaras recreativas para amenizar a dor de crianças que estão lutando contra o câncer.
A ideia surgiu em 2018. Depois de pesquisar na internet formas de tornar esse momento menos doloroso, o profissional decidiu estampar as máscaram usadas nas sessões de tratamento com super-heróis e personagens de desenhos infantis.
Em entrevista ao site Razões para Acreditar, Robson conta que não tinha experiência com pintura antes de começar a se arriscar fazendo as primeiras máscaras. Após muita prática, o técnico acabou pegando o jeito e resultou nessa iniciativa positiva.
“A gente percebe que faz toda diferença o fato dela não usar uma máscara branca e sim um personagem que ela escolheu. Apesar da máscara apertar, tem criança que pede pra ficar com a máscara, quer tirar foto”, conta Robson.
“A gente une o conhecimento técnico com olhar no ser humano. É super importante conciliar as duas coisas, principalmente quando a gente fala de pacientes oncológicos”, completa.
O profissional explica que a máscara dispensa a necessidade de anestesia, o que faz com que as crianças se sintam mais confortáveis durante as sessões de radioterapia, “A gente cria um vínculo de amizade com a criança e com o familiar.”, conta ele.
Robson fala que a iniciativa uniu a equipe médica e que voluntários ajudam a manter o projeto. Ele também revela que a ideia se espalhou pelo Brasil e acabou indo para outros lugares do mundo, sendo replicada, por exemplo, no Egito.
Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos
O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.