Mais uma vez foi provado que a inocência das crianças e capacidade delas de melhorar o ambiente fazem uma ótima combinação e produzem excelentes resultados. Nos Estados Unidos (EUA), meninos e meninas entre 6 e 15 anos estão lendo para cachorros que sofreram maus tratos para que percam o medo dos humanos.
Eles se sentam em frente aos animais e contam histórias de livros. O objetivo da ação é fazer com que os cachorros possam conviver com as pessoas sem qualquer receio para que sejam encaminhados para a adoção.
Antes de lerem para os animais, as crianças passam por um treinamento de 10 horas. Lá aprendem como interpretar a linguagem corporal dos cachorros, podendo dizer se estão ansiosos ou estressados. Toda a leitura é feita com a supervisão de um adulto.
A iniciativa é do Humane Society of Missouri ao criar o Shelter Buddies Reading Program. O diretor do programa, Job Klepacki, explicou ao The Dodo: “Nós queremos ajudar nossos cachorros tímidos e medrosos sem forçar a interação física com eles para ver o efeito positivo que pode ter neles”.
O programa que começou no natal é oferecido agora mensalmente. Job Klepacki contou ao site norte-americano que há uma maior chance desses animais serem adotados se eles estão se aproximando e interagindo, ao invés de se esconder.
Segundo o diretor do programa, nessa experiência, as crianças aprendem sobre empatia. “Ele os encoraja a olharem para as coisas pela perspectiva do animal. Isso ajuda eles a se conectarem melhor com os animais e pessoas na vida”, disse. Klepacki contou ao The Dodo estar muito feliz com o resultado obtido com as leituras e completou: “Ouvir uma criança ler pode realmente acalmar esses animais”.
Uma vez que a criança passa pelo treinamento e participa do projeto, pode retornar quando quiser. Confira o vídeo do projeto abaixo:
Leia também:
Cachorro faz sucesso na internet por ter um “rosto humano” e as fotos vão te impressionar
Criança que nasceu sem cérebro faz 6 anos e surpreende os médicos
Calouros de medicina deixam crianças com câncer rasparem seus cabelos em trote solidário