Se o seu filho já pediu para jogar Roblox ou passar mais tempo na frente da tela por causa do jogo, você não está sozinho. Com mais de 80 milhões de usuários ativos diariamente, esse game se tornou um fenômeno mundial nos últimos anos.
Mas junto com a popularidade, surgem as dúvidas: “Roblox é seguro para crianças?”, “Quais são os riscos e como posso acompanhar de perto essa experiência?”
A seguir, explicamos o que é o Roblox, quais cuidados são necessários e como apoiar o seu filho nesse universo digital. As informações são de matéria do site Parents.
O que é o Roblox?
O Roblox é uma plataforma gratuita de “imaginação” e criação de jogos. Ele está disponível em celulares, tablets, computadores e consoles como Xbox e Playstation.
Diferente de outros games, permite que os próprios usuários criem e compartilhem experiências dentro do ambiente virtual.
São mais de 40 milhões de jogos disponíveis, cujos propósitos são muito variados. Eles vão de aventuras, exploração, desafios de obstáculos a simulações da vida real.
Além disso, o Roblox incentiva a interação entre os jogadores por meio de chats e grupos. Isso aumenta a diversão, mas é claro que também exige atenção redobrada com a segurança online.
Maiores riscos do Roblox
Apesar de contribuir para a educação e criatividade, o Roblox também traz alguns pontos de atenção. O primeiro deles é o uso excessivo, já que a variedade de jogos e os sistemas de recompensa podem fazer com que seu filho queira passar longas horas jogando, de acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP).
Além disso, existem conteúdos que não são adequados para todas as idades, incluindo violência e até simulações de relacionamentos românticos e sexuais.
Outro risco está nas interações com desconhecidos. Isso porque o jogo permite conversar com outros usuários, inclusive adultos.
É válido ressaltar que a plataforma conta com filtros e restrições. Porém, isso não anula a possibilidade de a criança ser exposta a mensagens ou comportamentos inadequados.
Como funcionam as restrições de idade?
O Roblox usa algumas classificações para limitar o acesso de acordo com a faixa etária. Crianças de qualquer idade podem jogar, mas quem tem até 8 anos só consegue jogar partidas de conteúdo considerado leve.
Mas para acessar jogos moderados, a criança precisa do consentimento dos pais por meio de um e-mail cadastrado.
Já para usuários acima de 13 anos, a plataforma pede para verificar a idade com um documento oficial. Ainda assim, muitas crianças podem trapacear nesse processo se criarem contas com datas de nascimento falsas. Por isso, a supervisão familiar é essencial.
O papel dos controles parentais
Um dos recursos mais importantes do Roblox são os controles parentais, que permitem limitar algumas funcionalidades, como compras e tempo de jogo. Além disso, você pode até criar uma conta própria para acompanhar o que o seu filho está fazendo.
Também dá para desativar o chat e restringir a comunicação só aos amigos aprovados. Assim, você diminui o risco de contato com estranhos e ajuda a manter a experiência mais segura.
Dicas para manter seu filho seguro no Roblox
De acordo com especialistas, essas medidas fazem toda a diferença:
- Definir limites de tempo de tela.
- Configurar os controles parentais no próprio aplicativo.
- Desabilitar a função “chat”.
- Ter uma conversa aberta sobre os riscos do mundo digital.
- Participar do jogo para entender o que tanto atrai os pequenos.
O papel do diálogo entre pais e filhos

As ferramentas tecnológicas são importantes, mas a principal medida para manter seu filho seguro é a conversa.
Não tenha receio de mostrar interesse pelo que a criança joga. Se você mantiver esse canal de comunicação aberto, é possível fortalecer a confiança entre vocês e prevenir situações desagradáveis.
O Roblox pode ser um ambiente cheio de criatividade e diversão, mas no fim do dia, é o seu acompanhamento que garante o equilíbrio dessa experiência digital.
Leia mais
- Proteja seus filhos online: dicas essenciais de segurança
- Dia das crianças: 5 plataformas de IA para entreter seu filho