Publicado em 12/01/2017, às 14h15 por Redação Pais&Filhos
Dormir tarde, não ter horário para acordar e brincar até cansar são coisas que as crianças adoram fazer nas férias. E é difícil fazer o filho se acostumar de novo com a rotina da escola. Para ajudar nessa readaptação, nós conversamos com a professora Luciene Pedro, coordenadora do curso de Pedagogia e Psicopedagogia do Centro Universitário São Camilo, filha de Amélia e Avelino. Ela deu dicas de como tornar essa transição mais fácil.
“A gente sabe que nas férias há uma maior flexibilidade de horários. Caso tenha acontecido das crianças ficarem acordadas até mais tarde e dormirem até mais tarde, é importante na última semana de férias voltar à rotina normal”, aconselha Luciene. Nessa última semana, faça seu filho se acostumar com o horário do banho, almoço e, principalmente, a hora de ir para a cama.
Outra coisa que pode ajudar a preparar a criança para o retorno às aulas é criar expectativas positivas em relação ao momento de voltar a estudar. “Você pode envolver seu filho na compra dos materiais, do uniforme, na organização dos lápis e cadernos, assim como outras atividades que estimulem a vontade dele de retornar à escola”, explica Luciene. Segundo a especialista, os pais precisam evitar falar coisas negativas sobre os estudos, como “não vai ter mais moleza” ou “acabou a farra de dormir e acordar tarde”. Isso desestimula!
É claro que pode acontecer do seu filho apresentar certa resistência, ele pode chorar e até mesmo fazer birra. Mas qual a melhor forma de contornar essa situação? A professora recomenda que haja uma conversa com a criança para tentar identificar o porquê desse tipo de reação.
O motivo dele não querer ir à escola nem sempre é só birra. É comum os pais encherem a agenda dos filhos de atividades extracurriculares, visando uma educação de qualidade. Entretanto, às vezes, isso pode sobrecarregar a criança. “A retomada da rotina depois das férias não pode implicar em não ter mais espaço para o descanso e brincadeira”, afirma Luciene. Criança precisa aprender, mas também precisa se divertir.
Atenção dos pais
Os pais devem conversar com a escola e ficarem atentos a qualquer indício de bullying. “Os filhos não costumam contar o que está acontecendo, o mesmo ocorre quando há dificuldade de aprendizado”, comenta a especialista.
Normalmente, as crianças têm dificuldade de expressar o que sentem. Se, mesmo depois de conversar com a escola, for difícil encontrar a causa e essa resistência permanecer, os pais podem procurar o auxílio de um profissional, como um psicólogo. “O importante é enfrentar o desafio e não ceder, simplesmente, ao desejo da criança em faltar à aula”, recomenda a pedagoga.
*Por Jessica dos Anjos, filha de Adriana e Marcelo
Leia também:
Volta às aulas: fique de olho no peso da mochila do seu filho!
Volta às aulas: Fique atento aos problemas de visão nas crianças
Cuidado com as doenças na volta às aulas
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach